A Força Camponesa No Inicio Da Revolução
Trabalho Escolar: A Força Camponesa No Inicio Da Revolução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamyluiza • 2/4/2014 • 330 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
A força camponesa no início da revolução
O século XVIII foi marcado por inúmeras lutas de resistência por parte da população camponesa. A situação de precariedade foi o que motivou os homens do campo a se insurgirem contra seus exploradores. Os conflitos se espalharam pela França, gerando o receio em todos as ordens sociais, os camponeses então tiveram a dimensão da sua força.
Em meados de 1789, os camponeses possuíam uma parte considerável do solo francês, porém, como eram numerosos, a terra era partilhada e muitos ficavam com uma pedaço mínimo ou até mesmo com nada. No Norte da França, por exemplo, 77% da população não possuíam nem um hectare .Essa situação dificultava a subsistência desses homens, pois com a escassez de terras, não conseguiam produzir o suficiente para pagar os encargos, os impostos e se alimentarem. Dessa forma, as propriedades arrendadas eram freqüentemente invadidas, havendo inclusive reivindicações para que terras reais e do clero fossem distribuídas.
(...)
No ano de 1787, é assinado um edito por Luiz XVI que permitia o comércio de cereais sem qualquer intervenção, estando livres inclusive os comerciantes para exportarem sem restrições. O intuito da monarquia era aumentar o cultivo e com isso recolher mais impostos, porém, no ano anterior as colheitas foram péssimas e os celeiros estavam vazios, logo, o preço dos cereais se elevou. Aqueles que os possuíam, eram por vezes obrigados a vendê-los pelo preço que a multidão achava justo, taxation populaire, pois o povo se alimentava basicamente de pão (é constituído por cereais, trigo, em particular)
O resultado desse edito foi a acentuação da fome, levando muitos camponeses à mendicância. Com o aumento do número de mendigos que vagavam pelo campo e pela cidade soma-se a migração de trabalhadores. A população estava instável, e o medo pairava principalmente no momento da colheita, por conta da pilhagem, do saque nas propriedades, pelos homens famintos. O contrabando auxiliou para o aumento da insegurança, assim como os cobradores de impostos que agiam com brutalidade, violentando por vezes a população.
...