A Grécia e Roma
Por: Larissa Monteiro Morais • 9/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.656 Palavras (7 Páginas) • 120 Visualizações
GRÉCIA
Ao falarmos de arte grega não se pode negar as inspirações que os
gregos tinham para com os egípcios, onde a rigidez nas obras prevalecia. Porém,
um fator preponderante para a diferenciação desses dois tipos de arte foi a
consolidação da democracia na Grécia, o que ocasionou no “grande despertar”,
que consistia numa revolução artística desse povo, provindo, principalmente, da
democracia e do avanço da filosofia socrática na região.
Então, ao compararmos a arte grega com a egípcia – vista anteriormente
– observa-se uma divergência em seus enfoques, uma vez que a primeira era
voltada mais para o emocional e adoração aos deuses, e essa – agora
apresentada – é mais ligada ao âmbito intelectual e racional. Assim, as
manifestações artísticas saíram do âmbito no qual só havia a adoração aos
deuses para quase que como a adoração do homem, no qual o mesmo irá, com
seu poder contemplativo, mostrar através da arte as suas exteriorizações. Desta
maneira, pode-se entender que trata de uma arte racional, antropocêntrica,
mitológica, e que também busca uma valorização do corpo humano e do belo.
A arte grega é considerada a arte da perfeição por apresentar essas
características em suas obras: perfeição, proporção, equilíbrio e harmonia. O
fato dela ser antropocêntrica e racional contribuíram bastante para a definição
de suas estéticas, uma vez que, a preocupação agora era exaltar a beleza
humana destacando suas curvas, traços e formas; como também refletem de
forma concreta e realista os elementos que envolvem o homem. Sendo assim, a
arquitetura também irá seguir por esse trajeto, uma vez que são feitas à escala
humana.
No âmbito da escultura, duas características ressaltam, embora sejam
distintas, sendo elas: as estatuárias e os relevos. Elas poderiam seguir diversos
temas, sejam eles inspirados na mitologia – mostrando as vitorias e conquistas
dos deuses –, guerra de Troia, e também, poderia representar os atletas e heróis.
Além disso, carregam características próprias como simplicidade e elegância,
harmonia e proporção, beleza ideal, racionalidade, e aliança a arquitetura.
Outrossim, vale destacar que, pela diversidade de esculturas e estilos
empregados, elas vão se subdividir em períodos de evolução.
a) Arcaico (VIII a VI a.C.)
É uma tipologia de escultura mais primitiva, até porque ela foi o primeiro
estilo empregado, apresentando uma forma corporal mais triangular.
Suas características principais são. Figuras de influência egípcia e
suméria; simetria rigorosa e falta de naturalidade; utilização de copos cilíndricos
com rostos triangulares; além do sentido de volume e desenho, desenvolvidos
na época.
b) Clássico (V a.C.)
Esse período pode ser subdivido em dois, no qual um está mais voltado
para a fase de transição entre o arcaico e a chegada do clássico, e a outra
metade já é a consolidação desse novo estilo.
Fase de transição: a escultura mantem as características simples, mas
começa a empregar um novo realismo, exigindo uma seriedade na execução dos
corpos, ao passo que abandona a total rigidez, ao torcer um pouco a cabeça. O
material utilizado era o mármore, porém por ser um material pesado, as obras
ficavam comprometidas em relação ao equilíbrio, devido as angulações na qual
as estátuas eram esculpidas.
Fase consolidada: representação de uma beleza idealizada e perfeita, a
anatomia do corpo era tratada com extremo realismo para dar a total veracidade,
tornando assim, as esculturas bem mais delicadas. Além disso, a lei da
frontalidade – provinda dos egípcios – foi quebrada, permitindo utilizar-se do
contraposto.
c) Helenismo (IV ao II a.C.)
Por sua vez, essa fase tem como características a dor, ação, angústia; ou
seja, tudo estava mais ligado ao sentimental e as emoções sentidas pelos
homens. Há também um período no qual os deuses já não tem mais razão para
viver, logo as obras passam a retratar o homem e sua vida mundana.
Outro ponto bastante importante nas artes gregas é o trabalho com as
cerâmicas. Material este, que tinha funções de armazenamento de produtos,
urna de cinzas, transporte de produtos, vaso para beber, material para manter a
conservação de óleos ou cosméticos. As pinturas representavam o cotidiano das
pessoas e as cenas mitológicas, e, assim como as esculturas, a cerâmica é
dividida por fases, sendo elas:
a) Ponto Geométrico: no qual era utilizado
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