A Guerra do Paraguai
Por: Arthur Dias • 12/5/2021 • Resenha • 296 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
GARCIA, G. I. A Guerra do Paraguai em diferentes interpretações. In: Cadernos de Clio, Curitiba, n.º 5, 2014.
RESENHA DO ARTIGO ‘A GUERRA DO PARAGUAI EM DIFERENTES INTERPRETAÇÕES’
Arthur Borges Dias [1]
O artigo ‘A Guerra do Paraguai em diferentes interpretações’ escrito por Gabriel Ignácio Garcia escrito no ano de 2014, tem o intuito de trazer diferentes perspectivas ao longo do tempo sobre a Guerra do Paraguai, o maior conflito bélico com participação do Brasil.
A partir de seu objetivo principal, o autor traz, através de citações de outros autores antecedentes, comparando as visões sobre a guerra entre os períodos de 1920 a 1960, de 1960 a 1980 e após a década de 1980. No primeiro, uma visão nacionalista, a fim de justificar a guerra com finalidade de criar valor patriótico, no que viria a ser, a posteriori, a identidade nacional. Já no período seguinte, concomitante ao período ditatorial na América do Sul, buscava-se transferir a ‘culpa’ da guerra e das devastações de seu epicentro, para as motivações econômicas da Inglaterra, centro da economia mundial. Por último, no período neo-revisionista, os autores citados trazem visões mais imparciais, afirmando que todos os países participantes, quanto a Inglaterra, financiadora, tinham seus interesses nessa guerra, evitando parcialidade na análise.
O artigo consegue atingir seu objetivo de trazer as diferentes interpretações, apresentando ao leitor as visões tidas pelos países participantes da guerra, desde suas motivações e objetivos até seus resultados e consequências. Assim, é perceptível que, para quem já tem alguma inserção no conteúdo sobre a guerra, o artigo consegue acrescentar bastante, em contrapartida, quem não tem embasamento mínimo pode se sentir perdido ao ler este trabalho.
[1] Aluno da 3ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Erechim
...