A festa de São Benedito e a importancia do congo
Por: laritadantas • 2/7/2015 • Artigo • 5.255 Palavras (22 Páginas) • 271 Visualizações
A FESTA DE SÃO BENEDITO E A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO CONGO
LARA PEREIRA DANTAS
Professora Leonor Araujo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
História (HIS04547) – História do Espírito Santo
28/06/2015
RESUMO
A festa de São Benedito é um evento realizado no município de Serra Sede, repleto de fé e devoção, que todo o ano mobiliza cerca de 50 mil pessoas, ou mais, que vem acompanhar a procissão do santo e que vem participar dos festejos. É um evento de cunho religioso, que se iniciaria com a necessidade de pagamento de uma promessa e que hoje, quase 200 anos depois se tornaria um dos maiores eventos de fé e religiosidade feitos no estado do Espírito Santo. O evento que tem duração principal de três dias, e são eles os dias 25, 26 e 27 de dezembro que englobam a cortada a puxada e a fincada do mastro, entre outras atividades como desfile das bandas de congo e shows nacionais e locais. É comemorado também o dia do serrano que é celebrado no dia 26 de dezembro. A derrubada do mastro ocorre no domingo de páscoa. Durante toda a festividade as bandas de congo e a banda estrela dos artistas acompanham o barco que roda a cidade do centro de serra e shows encerram as noites do dia 26 e 27 de dezembro. A participação das bandas de congo da Serra marca uma importante sincronia entre a igreja católica e as religiões afrodescendentes que mostram sua harmonia e comemoram e celebram juntas a devoção a um santo que faz parte das duas culturas.
Palavras-chave: Festa de São Benedito, Importância e Bandas de Congo.
1 INTRODUÇÃO
Toda a manifestação de amor, e de devoção está presente na festa que é conhecida em todo o estado e que reúne pessoas de todos os gêneros em um só motivo. A festa que marca o fim do ano, que reúne cerca 50 mil pessoas em todos os três dias de celebração. A festa mostra todas as formas de devoção ao santo, tanto em cânticos entoados pelos “congueiros” que são acompanhados por batuques dos tambores e sons vindos da casaca, quanto, orações e velas que são acesas por aqueles que participam da procissão e que em seu caminho fazem orações de agradecimentos e de fazem preces pelos entes queridos para si mesmo. Há de tudo na festa, há aqueles que apenas acompanham com os olhos a passagem do barco “Palermo” e das Bandas de Congos que se reúnem em um dia para adoração, quanto aqueles que com suor e amor carregam o barco “Palermo” nas costas durante todo o percurso, as motivações são de todas os gêneros, mas o que é nítido que em todos os casos a devoção ao santo que os levam a participar desse evento milenar, gerações e gerações acompanham a festa que cada dia fica maior.
Os shows nacionais atraem pessoas de todos os lugares para a festa, que não escolhe gênero ou raça, o sentimento que fica é de harmonia e que todos estão convidados para os festejos.
...