A politica para a sociedade
Por: joaovictor1998 • 17/4/2016 • Trabalho acadêmico • 297 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
IFMT
Trabalho de Sociologia
Alunos: João Victor A. Ribeiro; Estevão Augusto dos Santos.
Prof.ª: Marlene Renck.
Turma: 6531.3m Eletrotécnica.
2016
Cuiabá
A polícia para a sociedade
O livro “Tempos modernos, tempos de sociologia” expõe que o Estado detém a violência, pois usa para aplicar a sua própria constituição e se define como o único que pode usar esta violência. Logo, esses atos são considerados legítimos, pois se baseiam nas normas e leis.
A justiça sofre muitas alterações que dependem de cada época, alem da humanização e da racionalização.
Já o Ex-subsecretário de segurança do Rio de Janeiro, o antropólogo Luiz Eduardo Soares defende que cumpre ao estado o dever pela segurança pública. As instituições de segurança pública, as polícias, são dependentes do estado, são subordinadas ao executivo estadual. Diz também que a população esta inquieta com a gestão e os atos da policia, já que os governantes não demonstram reação contra os casos de violência desnecessária da polícia contra, principalmente, jovens e negros do sexo masculino. Um estereótipo racial de criminosos.
O antropólogo aponta também para o fato de que a esquerda esqueceu-se desse importantíssimo ponto que é a segurança publica. A área de segurança pública tem um grupo muito pequeno e com um grau de formação mais fragmentária, mais autodidata, não existe curso de graduação dedicada a este tema. O tema da segurança pública parte da elaboração das políticas públicas de segurança, logo é uma área de extrema relevância para o âmbito social.
Bibliografia
Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo. 1ª Edição, 2010.
Com ciência, A policia para a sociedade. Disponível em:
...