AS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO
Por: Wivian F • 4/3/2020 • Resenha • 287 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO
O Renascimento foi um período da história em que houve grandes mudanças. A influência do dogmatismo religioso e do misticismo sobre a cultura e a sociedade foi diminuída e a valorização do pensamento racional aumentou. Esse período tem algumas características próprias dele como: o humanismo, o antropocentrismo e o racionalismo.
O humanismo foi um movimento que valorizava o ser humano e a sua natureza, inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana. Esse movimento tinha muitas coisas em comum com outra característica renascentista que era o antropocentrismo.
O antropocentrismo, por sua vez, é uma ideia contrária ao teocentrismo medieval, isto é, uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o ser humano, sendo que as demais espécies, bem como tudo mais, existem para servi-los.
O Racionalismo foi uma corrente filosófica importante para desenvolver diversos aspectos do pensamento renascentista em detrimento da fé medieval. Com ele, o empirismo ou a valorização da experiência, foram essenciais para a mudança de mentalidade no período do renascimento.
OBRAS
- Uma das obras conhecidas do humanismo foi A divina comédia de Dante Alighieri, uma obra literária.
[pic 1]
- Uma das obras mais famosas considerada o símbolo do movimento antropocentista foi O Homem Virtuviano de Leonardo da Vinci.
[pic 2]
- Já para o racionalismo, destacou-se Renê Descartes, que criou tratado Discurso sobre o Método, que produziu uma revolução na filosofia e ciência.
...