AS ORIGENS DE ROMA
Casos: AS ORIGENS DE ROMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicakiev • 20/10/2014 • 1.797 Palavras (8 Páginas) • 457 Visualizações
AS ORIGENS DE ROMA
Roma está localizada na Península Itálica, na porção ocidental do Mar Mediterrâneo, e atualmente é a capital da Itália. Porém, na antiguidade os romanos lideraram um vasto império na Europa.
Grande parte de historiadores acredita que o Mediterrâneo Ocidental foi povoado em tempos remotos. Os povos (latinos, sabinos, ilírios, úmbrios, samnitas, entre outros) ficaram conhecidos como itálicos ou italiotas e geralmente viviam em guerra entre si. Esses povos viviam em aldeias ou pastoris, mas com o tempo se organizaram em cidades-Estado.
O comercio entre esses povos e os orientais – gregos e fenícios – contribuiu para que os itálicos assimilassem muitos costumes orientais, como a escrita e a arte. Entretanto os itálicos não só copiaram a cultura oriental, mas mantiveram seus costumes e idiomas.
Alem do povo itálico (que originou os romanos) outros povos viveram na região ocidental do Mediterrâneo e influenciaram a historia de Roma como os etruscos, gauleses e cartagineses.
ETRUSCOS, GAULESES E CARTAGINESES
A origem do povo etrusco ainda é fruto de controvérsias, alguns especialistas afirmam que eles vieram do oriente, outros afirmam que esse povo veio do norte, através dos Alpes e outra opinião afirma que eles são de originários da própria Itália. Essa confusão se deve ao fato de que possuímos poucas informações deste povo, pois os escritos dos antigos se perderam.
Os etruscos viveram na atual Toscana, e já se organizavam em cidades-Estado, enquanto que os itálicos ainda viviam em aldeias. Seus deuses eram parecidos com os deuses gregos: Menerva (Minerva ou Atena), Maris (Marte ou Ares), Uni (Juno ou Hera), Aplu (Apolo) e Artume (Ártemis). Já os nomes Tin ( Júpiter ou Zeus) e Turan (Vênus ou Afrodite) são próprios dos etruscos.
A origem da religião etrusca esta na crença que o homem era totalmente submisso a forças ocultas que decidiam sua sorte. Antes de tomar alguma decisão eles consultavam religiosos conhecidos como harúspices, que interpretavam os presságios (fenômenos extraordinários). A religião etrusca se assemelhava a uma ciência. A vida era regrada pela religião. Tudo isso contribuiu para o preceito da religião dos romanos.
A importância da civilização etrusca estava em levar a cultura itálica alguns elementos da cultura grega – como o alfabeto – através do comercio e das guerras, levaram também aos romanos outros aspectos importantes como a política e a religião.
Os Gauleses
Os Gauleses constituíam uma mistura de povos, eles viviam na região que compreende aproximadamente a atual França e o norte da Itália.
A sociedade gaulesa possuía uma nobreza que detinha a posse da terra.
A religião céltica, que os gauleses herdaram continha inúmeros deuses.
Os Cartagineses
A cidade de Catargo estava localizada no norte da África, onde atualmente fica a Tunísia e seus domínios estendiam até o estreito de Gibraltar. A riqueza dos cartagineses provinha do comercio marinho e exploração de metais preciosos e de produtos tropicais. Seu governo era aristocrático, sendo que o governo cartaginês era dominadas por trinta famílias de mercadorias mais poderosas.
Devido a destruição da Cidade pelos romanos restou poucos resquícios, porem a Arte foi influenciada pela arte helenística.
A religião cartaginesa manteve-se essencialmente fenícia. Seus principais deuses eram Echmun, Baal-Hamon e Tanit. Eles sacrificam pessoas a seus deuses, inclusive crianças ao deus Baal-Hamon.
A FUNDAÇÃO DE ROMA E O ADVENTO DA REPÚBLICA
Os historiadores conseguiram através de escavações concluir a data aproximada da fundação de Roma que ocorreu em meados do século VIII a.C. Nesse período destacou-se o povo latino que eram povos indo-europeu, fixavam na Itália Central, próximo as margens do rio Tibre.
Para se protegerem de inimigos os latinos passaram a construir colinas e conseqüentemente aldeias em seus cumes, com o tempo essas aldeias se unificaram , formando a cidade de Roma.
Os romanos queriam conhecer sua história mas não havia documentos escritos da época da fundação. Por isso, tiveram de utilizar a tradição e a imaginação em seus relatos para compensar sua falta de conhecimentos. Roma, no tempo em que esses relatos forma escritos, já dominava todo o Mediterrâneo.
A base da sociedade romana era a família, na qual o chefe, conhecido como pater famílias tinha o poder absoluto sobre a mulher, os filhos, os escravos e os bens materiais, era ele que dava a sentença sobre familiares após uma consulta previa com homens adultos da família.
As famílias mais ricas possuíam maior quantidade de terras e grandes rebanhos, constituindo uma nobreza, cujos membros eram conhecidos como patrícios.
Alguns pequenos proprietários sem recursos tornavam-se clientes dos patrícios. Os clientes deviam fidelidade em troca de proteção. Assim , o poder das famílias patrícias aumentava de acordo com o numero de clientes que seus pater famílias controlavam. Os pequenos produtores e trabalhadores urbanos livres formaram um grupo social diferenciado dos patrícios e dos clientes: a plebe. Juntos, patrícios, clientes e plebeus formavam o Populus Romanus – o povo de Roma.
Havia os escravos, estes faziam parte da família, trabalhavam como membro da casa, porem eram considerados propriedade e seus status estava abaixo do homem livre. Tinha duas maneiras de um cidadão romano tornar-se escravo: eram vendidas por seu pater famílias ou tornava-se escravo por não pagar suas dividas.
As gentes uniam-se em cúrias. As cúrias constituíam a base para as assembléias populares e para o exercito.
De acordo com a tradição romana, a Republica foi instaurada em 509 a.C, porem alguns historiadores acredita que ela so surgiu por volta de 450 a.C. Os aristocratas expulsaram o ultimo rei etrusco e controlaram a política da cidade através do Senado.
AS ORIGENS DE ROMA
Roma está localizada na Península Itálica, na porção ocidental do Mar Mediterrâneo, e atualmente é a capital da Itália. Porém, na antiguidade os romanos
...