ATPS: Antropologia Cultural
Seminário: ATPS: Antropologia Cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: djovana • 20/8/2014 • Seminário • 931 Palavras (4 Páginas) • 301 Visualizações
Disciplina: Antropologia Cultural
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1:
A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em: <http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>. Acesso em: 09 jul. 2014), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)
R: A charge acima apresenta diferentes povos e um antropólogo exercendo trabalho de campo, com isso podemos entender a Antropologia Cultural como a ciência que dedica-se ao estudo do homem em fase de evolução, integração e comportamento dentro da sociedade. Atribui-se também a Antropologia Cultural o estudo da cultura dos grupos em um nível maior dos povos em que o ser humano está inserido, apontando suas diferenças e buscando compreender a cultura dos povos e grupos. E também procura observar e analisar a forma de organização e comunicação, como responde a cultura presente e a influência da sociedade nas atitudes pelos indivíduos inseridos.
Questão 2: Assista ao vídeo “Falar açoriano, um luxo cultural” disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=uf-cZMJIlP0&feature=related> (Acesso em: 09 jul. 2014). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”. Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)
R: A Antropologia exige uma transformação no Olhar para nos darmos conta do quão rica é nossa cultura, nos traços e história que herdamos de povos que colonizaram nosso país. Desprezar e excluir os outros achando que somos melhores, que somente o jeito que falamos é o certo, é exemplo claro de etnocentrismo. A cultura dos nossos antepassados está presente em nosso cotidiano, e muitas vezes não nos damos conta, o sotaque e expressões que os açorianos chegaram a Florianópolis, continua presente no jeito de falar de pessoas daquela região. A cultura continua presente naquele local, mas pouco valorizada, um planejamento para valoriza-la precisa ser criado, devemos relativizar os visitantes e até os próprios moradores para que o etnocentrismo não tome conta, e a população não se sinta desprezada pelos turistas e moradores vindos de outras localidades.
Questão 3: A curiosidade do homem sobre si próprio sempre existiu, mas a passagem do curioso, do exótico e do bizarro, para uma consciência da alteridade é que marca realmente o pensamento do homem sobre o homem (LAPLANTINE, 1995, pág.13), e a reflexão a respeito da diferença. A partir do que foi estudado na disciplina de Antropologia Cultural, explique esta colocação em um texto fundamentado de no mínimo 08 linhas. (2,5 pontos)
R: O conhecimento antropológico estabelece a construção de uma visão crítica do mundo como uma das competências a serem desenvolvidas e essa visão crítica permite as pessoas perceber-se como elemento ativo, dotado de força política e capacidade de transformar. Pensar o mundo a partir de uma postura antropológica é ir além da visão crítica. É desafiar nossas próprias crenças e certezas, mas antes
...