Ad 1 Hist Na Educação 2015
Exames: Ad 1 Hist Na Educação 2015. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dadosdados • 24/2/2015 • 995 Palavras (4 Páginas) • 428 Visualizações
QUESTÃO 1
Durante a antiguidade clássica, as explicações fantásticas para a vida, o homem e seu cotidiano, são subjugadas pelos esforços por explicações “racionais”. Conforme explicitado na aula 3 de História na Educação, a História e a Filosofia surgiram desta preocupação e ocupam desde então importante espaço no pensamento ocidental.
Atualmente, porém, não é raro em nossas salas de aula, notarmos a ausência de uma postura reflexiva nas propostas feitas aos alunos e consequentemente em sua prática. Neste sentido, a inserção da “Filosofia” nas salas de aula das séries iniciais da Educação Básica pode dinamizar tal processo.
Entre os grupos de estudo preocupados com esta questão está o NUFET, de Joinvile-SC. Entre as suas publicações, encontramos o seguinte trecho:
“(...)São questionamentos que levam a uma discussão filosófica e, consequentemente, a uma reflexão mais criteriosa sobre as ideias que surgem em sala de aula.
ALGUMAS PERGUNTAS POSSÍVEIS PARA O
ENCAMINHAMMENTO DE UMA DISCUSSÃO FILOSÓFICA
1. Por que esse fato chamou a sua atenção?
2. Você lembra de outros fatos parecidos com este? Quais?
3. Nesse assunto, com qual ponto de vista você concorda?(...)
(...) 5. Nessa questão, o que mais lhe intriga?
6. O que você acha que deveríamos investigar sobre esse fato?”
DARLI, Emanuelle & JUNKERS, Rosana. Comunidade de aprendizagem investigativa: estratégias para aulas reflexivas. Florianópolis, Sophos, 2003. p.37.
A partir do enunciado e do fragmento selecionado, faça o que se pede:
a) Transcreva dois trechos, um da aula 3 e outro da aula 4 de História na Educação 2 e em seguida, com base na leitura dos trechos, responda as 5 questões propostas pelo fragmento apresentado no enunciado. Procure aproximar suas respostas do universo de pensamento de uma criança do 3º ano do Ensino Fundamental. (2,0 pontos)
b) Responda: De que forma uma abordagem investigativa (a partir da Filosofia) pode facilitar a inclusão do tema “Antiguidade clássica” no currículo de história para o 1º segmento do Ensino Fundamental de acordo com as orientações dos PCN? (1,0 ponto)
QUESTÃO 2
A entrevista abaixo é apenas uma parte da que foi publicada pela revista Nossa História, nº 25, de novembro de 2005, com o antropólogo, produtor cultural, roteirista, comunicador, e autor de programas para a TV como Brasil Legal e Mercadão de Sucessos (com Regina Casé, na TV Globo), Hermano Vianna.
Leia com atenção:
NH – Porque o funk ficou tão associado nos últimos anos à violência e ao tráfico de drogas?
HV: A história do funk é triste porque mostra o despreparo total do poder público e da mídia brasileira. A polícia fechou todos os bailes que freqüentei no subúrbio do Rio e em Niterói nos anos 80. Esses bailes foram empurrados para dentro da favela. Era o único lugar onde podiam acontecer. Se tivessem tido algum tipo de apoio para permanecer ali, teria acontecido outra história. Mas o funk foi empurrado para as favelas. E quem manda hoje nas favelas? Os garotos que agora estão no comando do tráfico foram criados ouvindo funk. É a música preferida deles. Então, o ouro foi dado para o bandido. Talvez a principal manifestação da cultura carioca dessas últimas décadas. Acho que o governo perdeu uma grande oportunidade de estabelecer uma aliança com o funk, já no início, de criar uma alternativa pra a cultura de violência na cidade. O meu sonho é ver a prefeitura construir funkódromos. O DJ Marlboro, o principal comunicador dessa cidade, vive dizendo: “Me usem”. Todo mundo diz que o baile não tem segurança. Criem segurança! Qualquer show de música de classe média tem um esquema de polícia. Praticamente desde o arrastão de 1992, quando há algum conflito
...