Américas, século XIX
Exames: Américas, século XIX. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beaupre1 • 7/6/2014 • 545 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
AMÉRICAS, SÉCULO XIX
Expansão dos EUA
George Washington (1789-1797): Programa econômico para desenvolver a indústria, o comércio e as finanças. Desenvolvimento econômico – aumento da população= elites capitalistas sonham com novos mercados para seus produtos. Governo incentiva expansão para o oeste: fazer dos EUA um “grande país”. Imigrantes europeus chegam em busca de prosperidade: acelera-se a expansão. O governo passa a oferecer terras com preços mínimos aos colonos que se estabelecessem nas novas terras (indígenas). Caravanas partem rumo ao oeste – ao Eldorado.
Justificativas para a ocupação: o país e os desbravadores foram escolhidos por Deus para ocupar o território que ia do Oceano Atlântico ao Pacífico. (superioridade da raça branca e do protestantismo sobre os indígenas – pagãos – e os latinos – católicos).
Expropriação das terras indígenas: Conquistadores X indígenas – grande parte da população indígena é exterminada: vence a superioridade das armas e as doenças epidêmicas transmitidas pelos brancos.
Antes da chegada dos conquistadores: população nativa de mais de 1 milhão. Em 1860, menos de 300 mil.
GUERRA DA SECESSÃO
EUA meados do sec. XIX: expansão territorial –aumento populacional – ampliação do comércio externo e interno: desenvolvimento dos meios de transporte – mão-de-obra qualificada e capital estrangeiro (europeus).
Fim da escravidão e da guerra: 1863: Abraham Lincoln proclamou o fim da escravidão. Ex-escravos do norte lutam contra exércitos do sul;
Escravos do sul se aliam às tropas do norte. Batalha de Gettysburg – derrota dos confederados.
•1865: rendição completa do exército sulista.
Resultados da guerra: > cerca de 600 mil mortos e prejuízo de aproximadamente 8 bilhões
de dólares.
• Crise na produção do algodão nos Estados do sul – concorrência
internacional.
• Aceleração do desenvolvimento industrial nos Estados do norte:
Protecionismo.
AMÉRICA LATINA
•Menor desenvolvimento socioeconômico e fragilidade de autonomia.
•Atualmente é constituída por mais de 30 países heterogêneos (econômica, social e politicamente): impossibilidade de visão única e generalizada da região.
•Fatores comuns nos processos históricos:
Foram submetidos, por mais de três séculos, à exploração colonial.
Tornaram-se, em sua maioria, politicamente independentes no início do século XIX. Estiveram, no período pós-independência, sob influência da Inglaterra (sec. XIX) e, posteriormente, dos EUA.
Autoritarismo e caudilhismo
•Autoritarismo dos líderes dos Estados Americanos X discursos de ideais do liberalismo
Caudilhismo: governos autoritários que assumiam o poder pelo
...