Antecedentes da Segunda Guerra Mundial
Por: Saimon Adriel Hunger • 18/1/2021 • Trabalho acadêmico • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 245 Visualizações
Antecedentes da 2ª Guerra Mundial - História
1. Os Estados Unidos, na década de 20 do século passado, foram da euforia econômica à grande depressão iniciada no final de 1929. Retrate os principais aspectos que geraram a euforia econômica nessa década, e como esse processo de euforia acabou sendo um dos fatores que desencaminharam a forte crise do final daquela década.
A euforia econômica daquela época era reflexo do consumismo acelerado da população, que levava as pessoas a comprarem carros e eletrodomésticos de uma forma descontrolada. O resultado disto foi devido a uma expansão do crédito que acontecia no país. Os Estados Unidos viviam de pleno emprego e crescimento das indústrias, graças a isso, as pessoas começaram a investir intensamente no mercado, fazendo a especulação monetária disparar, porém, devido ao crédito desregulado e o crescimento da especulação financeira, foi gerada uma bolha de falsa prosperidade que estava prestes a acabar.
Um dos aspectos da crise foi a superprodução, que não foi acompanhada de aumento salarial, dessa forma, o mercado não possuía condições de absorver a quantidade de mercadorias que eram produzidas.
No dia 24 de outubro de 1929, dia esse que ficou conhecido como “Quinta-Feira Negra”, milhares de pessoas resolveram vender as suas ações. Neste dia, mais de 12 milhões de ações foram colocadas à venda. A situação se estendeu por dias e, no dia 28 de outubro, mais 33 milhões de ações foram colocadas à venda. Por resultado, o valor das ações despencou drasticamente, e bilhões de dólares desapareceram e por fim, a economia americana quebrou. As consequências foram o aumento do desemprego, falência de empresas, redução da produção industrial e o fortalecimento do nazifascismo.
2. O Fascismo surgiu na Itália em 1919, fruto do contexto pós Primeira Guerra Mundial. Apresente o contexto do surgimento do Fascismo e suas principais características.
O fascismo foi um regime político totalitário liderado por Benito Mussolini que surgiu na Itália no início da década de 1920. A Itália enfrentava uma crise econômica grave e passava por um não atendimento de reivindicações territoriais no Pós Primeira Guerra. Estes foram alguns dos fatores para a ascensão do fascismo.
A Europa estava com uma forte crise econômica e também arrasada pela guerra. A população encontrava-se com a pouca moral e bastante desanimada. Neste contexto surgem políticos e ideólogos dizendo discursos e fazendo promessas sobre resolver problemas complexos.
Mussolini aproveitou o momento para apresentar um discurso motivador para o povo “Levante-se, orgulhe-se! A nação precisa de você, nós somos superiores”. Algumas características do fascismo eram: Nacionalismo intensificado, partido único, totalitarismo, anti comunismo, corporativismo, expansionismo e militarismo, além da idolatria máxima ao líder.
Ele chegou ao poder em 1922 com a chamada “Marcha sobre Roma”. Em 1943, o líder fascista recebeu apoio dos nazistas e foi para o sul da Itália, onde criou a República Social Italiana. Mussolini morreu fuzilado por um grupo antifascista, em 1945.
3. A Alemanha foi o país que mais sofreu com o fim da Primeira Guerra Mundial. Esse cenário de destruição e miséria abriu caminhos para muitas críticas à ação política alemã perante a população e favoreceu ao cenário do aparecimento dos chamados popularmente “salvadores da pátria”. É nesse contexto que começou a se destacar na Alemanha o jovem austríaco Adolf Hitler. Retrate a bibliografia política de Hitler, destacando seu início no Partido Nacional Socialista até a sua ascensão ao Poder na Alemanha como o Führer.
Adolf Hitler nasceu no dia 20 de Abril de 1889, em Braunau, na Áustria, e morreu em Berlim, na Alemanha, no dia 30 de abril de 1945 após cometer suicídio em seu bunker.
Sua bibliografia política:
* Em 1919, Hitler entrou um pequeno grupo chamado “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães”, o famoso “Partido Nazista”, e incorporou nele uma organização paramilitar encarregada de intimar os opositores. O partido era contra judeus, marxistas e estrangeiros e tinha a promessa de fornecer empregos e o fim das reparações de guerra.
...