Antropologia
Trabalho Universitário: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liselly • 5/11/2013 • 752 Palavras (4 Páginas) • 1.055 Visualizações
1. Qual das concepções de cidadania você considera mais presente em nossa sociedade? Desenvolva em poucas linhas uma resposta argumentativa, procurando relacionar esta concepção às suas ações cotidianas, seja em sua família, no trabalho, na rua, nos espaços políticos (associações e movimentos) que freqüenta.
R: A Concepção mais presente de cidadania em nossa sociedade é a Republicana.
Conforme estabelece a concepção republicana, ser cidadão significa ser autor político responsável de uma comunidade de pessoas livres e iguais. Para tanto, os direitos civis, políticos e sociais devem ser expandidos para toda a sociedade.
Trabalho voluntariamente na ONG Educafro que luta pela inclusão de negros e brancos pobres nas Universidades e em várias outras esferas da sociedade.
Diariamente participamos de Congressos, Fóruns e Debates sobre políticas públicas que possibilitem a mencionada inclusão social.
Exerço e trabalho a cidadania permitida pelo Estado Republicano brasileiro na tentativa de fazer com que as coisas funcionem e realmente obtenhamos êxito ao proporcionar que políticas públicas eficientes façam cumprir o principal elemento formador de sua estrutura cidadã: que todos tenham os mesmo direitos e oportunidades em todas as esferas da sociedade.
2. Conforme a teoria de J. Habermas, a sociedade contemporânea tem que ser analisada a partir de determinados conceitos para que possamos compreender sua dinâmica. Relacione o significado de cada conceito:
a. ( ) Esfera Pública
b. ( ) Mundo dos Sistemas
c. ( ) Mundo da Vida
d. ( ) Sociedade Civil
(b) corresponde a esfera que representa o mercado e o estado;
(a) corresponde a esfera em que os representantes sociais do mundo da vida enfrentam os interesses dos representantes dos interesses do sistema;
(c) corresponde a esfera que representa a família e a formação de associações e/ou organizações coletivas.
(d) a esfera da vida ética que se interpõe entre a família e o estado.
1. Descreva em poucas linhas quais as características que definem o Associativismo Civil e os Movimentos Sociais.
R: Os associativismos civis são formas organizadas de ações coletivas, localizadas e delimitadas, criadas pelos sujeitos sociais que compartilham identificações e propostas comuns.
R: Movimentos Sociais são constituídos por práticas de lutas pela cidadania que transcendem as reivindicações específicas de uma dada associação, de uma localidade. Desta forma, os Movimentos Sociais transcendem uma prática localizada de uma organização social.
2. Quais são as principais características das Sociedades Complexas? Desenvolva um texto, considerando os elementos apresentados ao longo do segundo capítulo.
R: Principal característica das Sociedades Complexas é ser constituída por diferentes esferas como Sistema, Mundo da Vida, Esfera Pública, Sociedade Civil, (que por sua vez, são compostas pelos interesses de indivíduos que buscam atingir seus ideais).
A sociedade complexa representa o ponto de vista da evolução que diferenciou o mundo natural e civilização.
...