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Antropologia

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Por:   •  28/6/2014  •  8.645 Palavras (35 Páginas)  •  629 Visualizações

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• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Em sua batalha intelectualde padrões preconceituosos, as ciências histórica e antropológica têm realizado uma revisão conceitual e crítica sobre as imagens negativas e irreais construídas sobre o continente africano.

Tomando como base o texto acima, avalie as opções abaixo sobre as relações entre a filosofia de Hegel e o continente africano:

I. O continente africano é concebido por Hegel como território da cultura

II. O continente africano é concebido por Hegel como território da história

III. O continente africano é concebido por Hegel a partir de uma visão eurocêntrica

IV. O continente africano é concebido por Hegel a partir de uma visão que contempla a pluralidade cultural.

Assinale a alternativa CORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada:

c) III

Resposta Correta:

c) III

Feedback da resposta: O filósofo Hegel, a partir de uma concepção eurocêntrica de mundo, considerava que a África não era o território da “cultura” e da “história”.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Os povos Iorubás apresentavam em sua cultura a presença de uma especialista responsável por mencionar versos e memorizá-los: os ifas.

A partir da afirmativa acima, sobre os povos Iorubás é CORRETO afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada:

c) Há a presença de uma visão determinada pelo pensamento sobrenatural

Resposta Correta:

c) Há a presença de uma visão determinada pelo pensamento sobrenatural

Feedback da resposta: Feedback: A alternativa correta é “Há a presença de uma visão determinada pelo pensamento sobrenatural”, pois a cultura Iorubás não eram determinadas pelo pensamento racionalista, teocêntrico e científico.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Em território africano é importante respeitar o que é dito.

Julgue as opções a seguir a respeito da oralidade na cultura africana:

I. A oralidade não apresenta uma característica importante nas sociedades africanas da atualidade.

II. A oralidade é uma representação presente apenas na imaginação.

III. A oralidade é compreendida como ação que produz transformações.

IV. A oralidade é compreendida apenas como uma ideia.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada:

e) I, II e IV

Resposta Correta:

e) I, II e IV

Feedback da resposta: A oralidade ainda representa uma característica importante nas sociedades africanas da atualidade e no continente africano a oralidade não é concebida como apenas ideia ou imaginação. A oralidade nesse contexto é considerada como ação que produz transformações.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Na época do chamado Brasil Colônia, a escravidão africana não sofria oposição da Coroa Portuguesa e nem da Igreja Católica.

Sobre a teoria salvacionista em vigor na época, analise as asserções a seguir:

I. A teoria salvacionista concebia que o negro escravo era uma raça inferior.

II. A teoria salvacionista que o negro escravo apresentava uma cultura religiosa.

III. A teoria salvacionista objetivava civilizar o negro escravo com base nos dogmas da Igreja Católica.

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada:

e) I e III

Resposta Correta:

e) I e III

Feedback da resposta: A teoria salvacionista concebia que o negro escravo era uma raça inferior e objetivava civilizá-lo com base nos dogma da Igreja Católica e não concebia que o negro apresentava uma cultura religiosa, pois não era valorizada enquanto tal.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

A capoeira é, hoje, uma brincadeira que serviu, no passado escravista, como resistência a roubos e foi amplamente utilizada como resposta à repressão sofrida por autoridades e, de um modo geral, contra a opressão sofrida na sociedade colonial brasileira como um todo.

Avalie as opções abaixo sobre a prática da capoeira no Brasil:

I. Há grupos que afirmam que a capoeira é resultado da combinação de determinados elementos culturais e, que apenas no Brasil, essa combinação resultou em uma manifestação cultural nova.

II. Há grupos que enfatizam os laços que unem a cultura afro-brasileira à cultura africana.

III. Há grupos que enfatizam a capoeira como uma originalidade brasileira e fruto de um processo de mestiçagem.

IV. A divisão entre a capoeira Angola e a Regional expressa um dilema constante em nossa história, ou seja, devemos chamar

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