Antropologia
Pesquisas Acadêmicas: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nubsb • 23/3/2015 • 822 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
O filme “Apocalypto” é dividido em três grandes períodos e o ‘desfecho arrebatador’, sendo que o primeiro período abarca vida tranqüila de um povo primitivo que sobrevive basicamente da caça; o segundo marca a ruptura da tranqüilidade, a invasão da aldeia por Indígenas belicosos; O terceiro corresponde ao contato entre esses dois ‘povos primitivos’, a vitória dos invasores, a jornada dos prisioneiros a caminho do desconhecido, e a fuga de Jaguar Paw, o protagonista. O desfecho acontece com a chegada dos espanhóis, terminando exatamente neste ponto.
A obra analisada busca retratar as civilizações pré-colombianas da América Central, mas precisamente os Maias, embora isto nunca fique explicitado. Faz isso por meio de uma história repleta de ingredientes atrativos ao público alvo, contém: ação, romance e novidade. E embora seja inegável que houve alguma pesquisa histórica para a construção do filme, não há compromisso com o saber histórico, o que percebemos é uma miscelânea de informações e alguns anacronismos.
O filme Inicia-se com uma citação do filósofo, historiador e escritor Will Durant sobre Roma, referindo que uma civilização só é conquistada do exterior quando já se destruiu a si mesma. Este início convém para justificar a vitória dos espanhóis, parecendo assim que as Civilizações indígenas estavam enfraquecidas, principalmente pelas guerras inter-tribais.
O enredo central é a história de um jovem indígena, denominado Jaguar Paw, que ao perceber a sua aldeia atacada por um grupo de guerreiros, consegue proteger sua família, mulher grávida e o filho pequeno, por meio de uma ação instintiva. Coloca-os escondidos dentro do poço vazio da aldeia, porém por se profundo, este local em um primeiro momento protege e depois se transforma em uma prisão perigosa, pois eles não conseguirão sair e a chuva poderá matá-los afogados. Jaguar Paw é capturado, mas luta heroicamente por sua própria vida, pois dele dependeria a sobrevivência daqueles que ama e que deixou para trás.
Neste filme fica claramente marcado o maniqueísmo, o bom, Jaguar Paw era um homem de família, sendo: um bom filho, bom marido e bom pai. Também era trabalhador e pacífico, possuía todas as características de um cristão, mesmo sem conhecer a ‘verdadeira religião’. Contra o mau, os guerreiros Maias, caracterizados como violentos, bárbaros e possuidores de uma religião insana.
No decorrer da trama, ao serem capturados os indígenas da tribo de Jaguar Paw são levados prisioneiros pelos vencedores. Quando termina o trajeto, chegam a uma cidade em construção, onde os melhores homens são separados para serem sacrificados em honra ao deus sol Kulkulkan, e os demais prisioneiros servirão de escravos. Durante o ritual de sacrifício não há explicações, o expectador leigo não conseguirá discernir o significado do sacrifício, nem compreender a visão indígena, segundo a qual o sangue acalmaria a ira do grande deus e abrandaria os castigos imputados por ele sobre a agricultura maia. Entenderão estas cenas como exemplos da barbárie daquele povo e verãos os espanhóis como aqueles que introduziram a verdadeira religião, livrando os indígenas da vida de horrores que levavam. Talvez seja este o verdadeiro ‘novo começo’ que o título ‘Apocalypto’ se refere.
Outro elemento que contribui para que haja um entendimento deturpado da civilização
...