Análise da Grande Odisseia de Javé
Por: morganar • 3/10/2015 • Dissertação • 774 Palavras (4 Páginas) • 384 Visualizações
Novas Tecnologias Aplicadas a Educação
Analise da Grande Odisseia de Javé
Titulo: Narradores de Javé
Lançamento no Brasil: 2003
Direção: Eliane Caffé
Javé é uma cidade no interior da Bahia, que sofre uma grande ameaça, pois na região haverá a construção uma hidroelétrica, com isso uma represa inundará todo povoado. Segundo as informações da construtora a única forma de impedir a construção da hidroelétrica, é comprovando a fundação de Javé com documentos históricos, contendo dados científicos para provar a importância da cidade.
Diante de tal ameaça os moradores de Javé pensam em uma solução, irão escrever um memorial, para exigir que a cidade seja reconhecida como patrimônio histórico, e seja tombada, impedindo sua destruição; porém um fato que é bem retratado no filme é que a maioria dos moradores é analfabeta, ou no caso dos que não são a precariedade da educação impede que consigam escrever um texto.
O filme aborda um tempo que infelizmente é comum no Brasil ainda existe uma parte da população analfabeta, principalmente em regiões mais carentes do país.
Várias gerações nasceram e morreram naquele lugar, porém é um povo abandonado, não existe nenhuma documentação que prova a origem de Javé e podem apenas contam com as histórias dos morados para entender a história de suas origens.
A narrativa do filme mostra que não existe verdade absoluta sobre fatos e histórias da cidade, e sim a versão de história dos moradores e personagens contendo em cada um a própria particularidade seja ela vivida ou criada. Independente da história contada, todos os moradores sentiam muito orgulho de suas origens diziam ser parentes e ter objetos ligados aos fundadores de javé, todos queriam fazer parte da história ser imortalizados através das paginas daquele livro, independente de serem ligada a fundação ou não, acreditavam que o memorial mudaria o rumo de suas vidas e acreditam que o documento salvaria Javé.
Fazendo uso da criatividade para recontar situações e alcançar o emocional criando expetativa a atenção dos telespectador. Utilizando essas e outras ferramentas pra descrever os fatos. As personagens naturalmente tem uma veia cômica levam a vida fazendo piadas de forma alegre e feliz apesar das dificuldades e situação econômica e social etc. É a dessa forma que acontece a narrativa do filme, várias versões da fundação de Javé são apresentadas, cada morador expressa o que acredita ser verdade, tentando fazer parte dessa história, provando que independente do que é contato todos tem necessidade de provar que tem origens.
É retratado no filme que Javé não é uma cidade de fato, não existe presença de prefeitura, delegacias nem hospitais. A cultura é baseada em mitos e a falta de identidade. Os moradores não eram reconhecidos como cidadãos daquele lugar por falta de documentação nem ao menos se reconhecia a importância daquele local para aquelas pessoas.
Aquelas pessoas só tiveram a existência reconhecida após descobrirem que suas terras dariam lucro para alguém, e depois de anos de descaso são obrigados a saírem novamente
...