Análise do Filme Um novo homem
Por: Lenin07 • 12/6/2018 • Resenha • 445 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Análise do Filme: “Um Novo Homem”
O filme: “Um novo homem” conta a história de Bill Rago, publicitário que acaba de perder seu emprego e se divorciar, sua vida não vai como planejava e se considera vivendo um caos. O trabalho que surge não é especificamente na sua área de atuação, mas sim como instrutor em uma base do exército. Sua função é ensinar os recrutas, recém incorporados as fileiras das instituição, a analisar textos e pensar criticamente sobre eles. Bill, nunca havia tido uma experiência militar então pela primeira vez estava tendo contato com a lógica lá aplicada o que gerou muito estranhamento.
Na verdade, ele nem mesmo queria estar lá o que dificultava ainda mais um adaptação aquela lógica ou cultura militar. Para piorar toda a situação os seus alunos não tinham nenhum interesse de aprender o que ele se propunha a ensinar, mas tudo começou a mudar quando os alunos disseram os motivos que faziam com que eles estivessem nas forças armadas. A partir de então, Bill percebeu o quanto era realmente importante ali na vida daqueles jovens e tentou ajuda-los de verdade; foi quando recorreu a Shakespeare e conseguiu ganhar a atenção da turma. Seu papel como professor ali, era extremamente difícil mas da mesma forma importante pois os recrutas realmente precisavam dele para que houvesse melhorias em suas vidas e uma forma mais humana de encarar a realidade.
No ambiente de formação militar não havia espaço para ponderações, para debate, discussão. Aqueles recrutas estavam sendo treinados para obedecer a qualquer ordem sem questionar ou hesitar. Um bom soldado é aquele que está sempre pronto para realizar sua missão com precisão e acatando a todas as ordens. Por isso, a forma de discipliná-los ou adestrar a essa lógica era estabelecendo uma rotina de autocracia combinada com atividades físicas extremamente pesadas que iriam leva-los até o limite das suas forças.
O Sargento Lou representava toda a lógica militar a ser seguida, seu trabalho era fazer com que a cultura ali não fosse mudada, era quem cobrava e exigia dos recrutas as normas da instituição. Os recrutas aceitavam estar lá e seguir essa organização por querer dar a suas famílias uma condição melhor de vida ou por ter o desejo de servir e ser útil ao seu país. No final do filme o próprio Sargento, consegue ver que o papel desempenhado por Bill também tem a sua importância pois através dele que os recrutas que também são pessoas, seres humanos iriam conseguir se expressar melhor como também entender seu na sociedade.
...