Análise dos livros didáticos de história: História Sociedade e Cidadania; História Moderna e Contemporânea; História
Por: Mendess4567 • 6/12/2017 • Trabalho acadêmico • 2.590 Palavras (11 Páginas) • 1.202 Visualizações
Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
Centro de estudos Superiores de Caxias-CESC
Departamento de História e Geografia-DHG
Curso: Licenciatura em História
Disciplina: Introdução ao Estudo e a Pesquisa Histórica
Prof.ª: Jordânia Maria Pessoa
Alunos:
Anna Cristina Sousa da Silva
Kelly Daniele de Sousa Silva
Rayane Mendes
Vanessa da Silva Rocha
Análise dos livros didáticos de história: História Sociedade e Cidadania; História Moderna e Contemporânea; História.
Caxias-MA
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO3
2 HISTÓRIA: SOCIEDADE E CIDADANIA4
2.1 Análise dos conteúdos4
2.2 Análise das atividades5
2.3 Análise das imagens6
3 HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPOR NEA7
3.1 Análise dos conteúdos7
3.2 Análise das atividades8
3.3 Análise das imagens10
4 HISTÓRIA11
4.1 Análise dos conteúdos11
4.2 Análise das atividades11
4.3 Análise das imagens12
CONCLUSÃO13
REFERÊNCIAS14
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise completa dos principais aspectos englobado em cada livro. Os livros utilizados em nossa análise foram: História, sociedade e cidadania, Alfredo Boulos, editora FTD, 2006; História moderna e contemporânea, Julierme de Castro, editora IBEP; História, Ricardo de Moura, editora Lê,1989. Foram analisados os conteúdos, atividades e imagens de cada um, dando enfoque nas principais ideias e preocupações com o ensino de história.
Nossa proposta foi observar, nos livros didáticos, elementos presentes na totalidade dos livros, independentemente do nível ao qual é destinado, buscando entender em que corrente historiográfica se integram e ressaltando a importância do livro didático para o aprendizado do aluno.
Esta análise também busca perceber se os autores dão a possibilidade ao professor e ao aluno de entrar em contato com outras interpretações históricas possíveis, fazendo assim com que novos conhecimentos e questionamentos possam surgir.
2 HISTÓRIA: SOCIEDADE E CIDADANIA
O livro didático escolhido para a análise a seguir é “História: Sociedade e Cidadania” do 8º Ano, é da editora FTD e escrito pelo autor Alfredo Boulos Júnior. Faz parte de uma coleção em quatro volumes que abrange as séries equivalentes da 6º série ao 9º Ano do ensino fundamental. O livro é fornecido pelo estado. A cada quatro anos, é feita uma nova escolha do livro didático para disciplina de História. Os alunos reutilizam os livros, portanto, por quatros anos consecutivos.
2.1 Análise dos conteúdos
A obra apresenta os conteúdos do estudo de forma introdutória e aprofundada. Em sua estrutura contém alguns temas como por exemplo: economia do Brasil; administração no brasil colonial; africanos no Brasil; a revolução industrial; a emancipação política no Brasil e dentre outros temas. O livro analisado de Alfredo Boulos, apresenta uma história cronológica e integrada combinando e relacionando o estudo da História do Brasil com a História Geral.
O autor apresenta os conteúdos de forma explicita, apresentando diferentes versões e interpretações de um mesmo tema, recorrendo a uma produção historiográfica atualizada e qualificada, fazendo com o aluno conheça opiniões diferentes para que eles construam o próprio senso crítico.
Ao analisar o livro pôde-se perceber que os conteúdos estão ligados a nova história cultural, pois conta a história de povos, de como eles viviam, se organizavam, produziam ou se relacionavam politicamente e socialmente. Trata-se também de estabelecer uma história de formas de representação coletivas e das estruturas mentais das sociedades. São analisados globalmente os fenômenos de longa duração, os grandes coerentes na sua organização social e econômica e articulados por um sistema de representação, homogêneo. Essa nova história também recorre à antropologia histórica.
A nova história cultura é uma nova linha de pesquisa que se difere da história dedicada a estudar as artes, a literatura, a filosofia. Ela não descarta as expressões culturais das classes sociais elevadas, mais prioriza a construção histórica a partir das manifestações das massas anônimas por aquilo que é considerado popular. Existe na nova história cultural a preocupação em retratar os conflitos e as estratificações existentes nas classes sociais, através de uma história plural que apresenta caminhos alternativos para a investigação do problema.
Em 2006, o País investia 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e no mesmo ano o fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e de valorização dos profissionais (Fundef) foi substituído pelo fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais (Fundeb). O investimento que antes era direcionado apenas ao ensino fundamental passou a abarcar também o ensino médio e a educação infantil e, portanto, incentivar e assegurar o acesso à educação a uma parcela ainda maior da população.
2.2 Análise das atividades
O livro traz atividades de fácil entendimento que podem ser compreendidas a partir de análises feitas do texto e das imagens, e além de testes de múltipla escolha, que facilita e dá uma base para o aluno responder tais atividades. Traz também questões mais complexas, que envolvem compreensão/interpretação e aprofundamento, portanto, as atividades são variadas,
...