Ao Longo Do século XX, A Globalização Do Capital Foi Conduzindo Ao Intercâmbio Da Informação E Dos Padrões Culturais E De Consumo
Exames: Ao Longo Do século XX, A Globalização Do Capital Foi Conduzindo Ao Intercâmbio Da Informação E Dos Padrões Culturais E De Consumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evee29 • 24/8/2014 • 370 Palavras (2 Páginas) • 687 Visualizações
Ao longo do século XX, a globalização do capital foi conduzindo ao intercâmbio da informação e dos padrões culturais e de consumo. Isso se deve não apenas ao progresso tecnológico, mas sobretudo ao imperativo dos negócios.Em função do exposto, explique como foi a restruturação do mercado de trabalho no Brasil a partir da decada de 1990, que acarretou e contina acarretando no país profundas transformações economicas oriundas do referido imperativo dos negócios desde então vigentes.
R: A crise do capital que produziu o ressurgimento do projeto neoliberal e a reestruturação produtiva, afetou o mercado de trabalho através do aumento das taxas de desemprego e do uso de regimes e contratos de trabalho mais flexíveis. Provocou a redução do emprego formal e a tendência ao aumento do uso do trabalho temporário.
O mercado de trabalho no Brasil, ao longo da década de 90, não ficou imune às modificações produzidas pela reestruturação do capital. O que observamos foi um aumento significativo no grau de precarização do trabalho e a desestruturação progressiva do emprego formal. Essa constatação permite afirmar que uma parcela crescente da população brasileira está fora do sistema de proteção social. Pois esta é
garantida apenas aos empregados formais.
A ciência weberiana se define como um esforço destinado a compreender e explicar os valores aos quais os homens aderiram, e as obras que construíram.Segundo Weber, o atributo particular da ética protestante é exaltar o “trabalho”. Explique qual é a perspectiva weberiana sobre o trabalho e quais suas consequências para o mundo organizacional capitalista.
R: O trabalho ocupa um lugar fundamental na ética protestante, pois constitui a própria finalidade da vida. O ócio e a preguiça são encarados como um sintoma da ausência do estado de graça. Não basta apenas ganhar dinheiro, ou seja, o trabalho exercido não pode ser o do tipo “aventureiro”, político ou especulativo. Weber defende a idéia de que o Capitalismo Protestante é inspirado na justiça rígida e na razão, enfatizando a recompensa segundo o merecimento individual. O capitalismo era definido pela existência de empresas cujo objetivo era produzir o maior lucro possível, e cujo meio era a organização racional do trabalho e da produção. Estava aí constituído, historicamente, o capitalismo, ou seja, a união do desejo do lucro e da disciplina racional.
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