Apologia da História
Por: katlorena • 10/4/2015 • Resenha • 289 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS DE TRÊS LAGOAS
CURSO DE LICENIATURA EM HISTÓRIA
ALUNA: Katrina Lorena Ferreira de Oliveira Lima
Introdução à Prática de Ensino e de Pesquisa em História
Prof. Dr. Vitor Oliveira
Análise Temática
Bloch, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001
Marc Bloch foi um historiador Francês e Judeu considerado importante para o paradigma da história, lutou nas duas grandes guerras mundiais, fundador juntamente com Lucien Febvre da Revista dos Annales (Anais da História econômica e social).
Somente na segunda guerra, durante seu cárcere, começou a escrever sua obra (“Apologia da História”) no dia 16 de junho 1944 foi fuzilado pelos alemães, deixando sua obra inacabada.
CAPÍTULO 1: A história, os homens e o tempo
- A escolha do historiador.
Ao falar sobre a escolha do historiador, Marc Bloch, refere-se à delimitar o ponto de ação particular de suas ferramentas, traçando sua linha de pesquisa.
- A história e os homens
Marc Bloch apresenta como está absurdamente errado pensar na história como uma ciência do passado, pois cada ciência carrega seu passado dentro de sua especialidade. Desta forma é correto afirmar que o objeto da história é o homem e sua ação.
- O tempo histórico
Os historiadores contemporâneos à Marc Bloch enxergavam a história como um movimento de evolução na vida humana. Para Marc Bloch o tempo histórico é continuo e vive de mudanças em avanços e retrocessos.
- O ídolo das origens
Acompanhando o pensamento de Marc Bloch, é impossível o historiador tentar estudar a origem de todos os fatos, pois, para que isso aconteça deveríamos voltar no tempo onde tudo começou.
- Passado e Presente
Para Bloch o presente e o passado caminham juntos na história, visto que para que haja a compreensão do presente é necessário conhecer o passado.
...