Aristocracia
Seminário: Aristocracia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Felipe452 • 29/3/2014 • Seminário • 231 Palavras (1 Páginas) • 189 Visualizações
Aristocracia (do grego αριστοκρατία, de άριστος (aristoi), os melhores, em sentido social, superlativo de agathoi, “os bons”1 ; e κράτος (kratos), poder, Estado), literalmente "poder dos melhores", é uma forma de governo na qual o poder político é dominado por um grupo elitista.
Normalmente, as pessoas desse grupo são da classe dominante, da nobreza tal como seu significado2 , como grandes proprietários de terra (latifundiários), militares, sacerdotes, etc.
A. A. Morais de Carvalho, nos seus aforismos, distingue entre a aristocracia do dinheiro que dirige a força física e a do talento, que dirige a força moral3 .
A aristocracia teve origem na necessidade de um novo governo que combatesse a tirania, forma de governo em que o poder se concentrava em uma pessoa. Tal como a oligarquia, a tirania era uma forma de governo perversa, desviada da originária monarquia4 . Um exemplo de estado governado pela aristocracia é a antiga cidade-estado de Esparta que, durante toda a sua história, foi governada pela aristocracia latifundiária guerreira.
A conotação negativa do termo surgiu quando a aristocracia passou a ser confundida com oligarquia, quando os governantes atendem a interesses privados5 .
Visão Aristocrática
Referências
Ler noutro idioma
Atualizado 2 dias atrás
Wikipédia ™ MóvelNormal
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons Attribution/Share-Alike License; pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes. Wikipédia é uma marca registrada da Wikimedia Foundation, Inc., uma organização sem fins lucrativos.
Privacidade
...