Arqueologia
Por: Bruh Alexandre • 19/6/2015 • Resenha • 394 Palavras (2 Páginas) • 617 Visualizações
O conceito de arqueologia histórica parte do pressuposto de uma subdivisão da arqueologia, que, no entanto tem varias nomenclatura, como arqueologia Pós-Medieval, Arqueologia Colonial e outras, partindo da premissa do local estudado no globo.
No entanto o conceito de arqueologia histórica se originalizou no Novo Mundo especialmente na America do Norte, “o campo de pesquisa foi organizado oficialmente apenas nos anos 1960. Em conferência sobre a Arqueologia de Sítios Históricos teve inicio e, em 1967, a Sociedade de arqueologia Histórica, agora a maior organização profissional de arqueologia histórica foi fundada.” (Orser, 1992, 17)
Contudo nesse mesmo ano na Grã-Bretanha é fundada a Sociedade de Arqueologia Pós-Medieval, que, no entanto estuda os mesmos períodos históricos.
A diferença entre essas duas nomenclaturas se coloca especificamente na Arqueologia Histórica que coloca um viés mais antropológico, e denomina sua periodização da arqueologia em: Pré-Histórica antes da chegada dos europeus no Novo Mundo e Histórica após a chegada dos europeus no Novo Mundo. E a arqueologia Pós-Medieval ou Clássica que se coloca como utilizada na Europa, colocando uma premissa mais voltada para o surgimento da escrita. “Desse modo, enquanto na Europa o desenvolvimento das letras e a emergência da história escrita ainda são vistos em termos evolucionistas, saindo das sociedades iletradas para as letradas, do simples pro complexo.” (FUNARI,2007,52)
Entretanto a Arqueologia Histórica abrange todo o estudo do mundo moderno e das sociedades com escrita. E assim até o presente momento levantando muitos debates sobre periodização colocada nessas duas escolas na arqueologia histórica
A arqueologia histórica é fundamenta em vários tipos de fontes, como artefatos, estruturas, arquitetura, documentos escritos, e todo o material apresentam evidência de manufatura, e assim com essas fontes colocadas acima podem desmentir vários tipos de documentos escritos que se baseavam apenas numa pequena parte da sociedade que tinha o domínio da escrita, e assim demonstrando as divergências entre os documentos escritos e os artefatos encontrados em campo.
Bibliografia:
FUNARI. P.P.A. Teoria e a Arqueologia Histórica: A America Latina e o Mundo.Vestígios – Revista Latino-Americana de Arqueologia Historica. 1. Janeiro – Junho 2007.
Charles E. Orser Jr, Introdução à Arqueologia Histórica, Belo Horizonte-1992.
...