Arte Pré-Colombiana
Dissertações: Arte Pré-Colombiana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AguiarReis • 27/5/2013 • 895 Palavras (4 Páginas) • 561 Visualizações
Arte Pré-Colombiana
Voltando 1000 a.C., hoje vamos conhecer a Arte Pré-Colombiana!
"Pré-colombiano" se refere ao período anterior a chegada de Colombo ao Novo Mundo. Tudo o que os povos que habitavam as Américas do Norte, Central e Sul produziram até a vinda de Colombo, é pré-colombiano.
A Arte desse período se estende das montanhas do Peru às planícies do meio-oeste dos Estados Unidos e até o gelado Alasca. A Arte tinha importância vital para as sociedades tribais, eles acreditavam que os objetos tinham poderes mágicos, como máscaras e cachimbos usados nos rituais religiosos.
Esses objetos tinham uma simbologia para cada ritual, como cerimônias de iniciação, enterros e festivais. Os povos tribais caprichavam muito em seus trabalhos pois tinham o costume de dar presentes, e quanto mais belo e precioso maior era o prestígio de quem o dava.
As pinturas eram bem abstratas, com figuram flutuantes sem fundo ou primeiro plano, pois eram muitas vezes inspiradas em visões. O Xamã, o sacerdote e o curandeiro faziam objetos inspirados por revelações que tinham em transe. As mascaras esquimós consideradas obras de extrema originalidade, são muito distorcidas, provavelmente um resultado desses impulsos subconscientes.
Espalhados pelas Américas, os povos pré-colombianos eram principalmente 7:
Na América do Norte eram:
NAVAJOS: Tribos do sudoeste dos EUA. Faziam tapetes com desenhos geométricos, pinturas na areia que curavam doenças, traziam fertilidade e garantiam boa caça! Os pigmentos eram pó de diferentes rochas e minerais, carvão e pólen de trigo.
HOPI: Da região do Arizona nos EUA, esculpiam bonecos em raízes de algodoeiro que representavam deuses, usavam muitas penas e plumas para enfeitá-los, pintavam murais com cenas agrícolas e faziam muitos objetos em cerâmica.
KWAKIUTL: Da costa noroeste dos EUA, conhecidos pelos Totens, máscaras com expressão vigorosa e partes móveis, casas, e canoas entalhadas e decoradas.
ATENÇÃO! Totem é qualquer objeto, ou símbolo, que tenha "poderes sobrenaturais" e seja cultuado como Deus.
ESQUIMÓ: Adivinhem de onde são esses? Do Alasca né! Essa era fácil...os esquimós faziam máscaras com peles e penas, e usavam vários materiais esquisitos para compor suas obras, que eram usadas pelos Xamãs.
ATENÇÃO! Segundo os siberianos Xamã significa "aquele que enxerga no escuro", é um ser considerado inspirado pelos espíritos, que pode voar para outros mundos, e em estado de transe se comunica com espíritos da natureza.
Já na América Central eram os:
MAIAS: Habitavam o México e a Guatemala, esses caras criaram templos enormes em forma de pirâmide em degraus, ricamente decorados com relevos e hieróglifos. Construíram a cidade de Tikal onde a mais alta pirâmide tinha 74 metros, e a população era de 70.000 habitantes. Os Maias tinham um elaborado estudo de calendários, e um profundo conhecimento sobre astronomia.
ASTECAS: Também situados no México este vasto império era dono de volumosas estátuas de deuses que exigiam sacrifícios humanos. Eram também especialistas em trabalhos em ouro e pedras preciosas.
E na América do Sul eram os:
INCAS: Você já foi para Machu Picchu? Então vá! É lá, no Peru, que fica a "cidade perdida dos Incas". Essa cidade bem conservada até hoje, é famosa pelos templos construídos em alvenaria, os Incas são famosos também pelos trabalhos em metalurgia.O estilo inca clássico é o chamado huaco-retrato, que surgiu no século V na cidade que estava aos pés da Huaca de la Luna. São vasos de gargalo com esculturas que mostram figurões da política,
...