Arte de conto de fadas
Resenha: Arte de conto de fadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AdriellyS • 26/2/2015 • Resenha • 758 Palavras (4 Páginas) • 214 Visualizações
A Pré-história é um momento longo da História. Graça Proença em seu livro História da Arte divide a arte pré-histórica em duas: A arte do Paleolítico Superior e a Arte do Neolítico. Observaremos que o homem do paleolítico superior trabalhava a sua arte de uma forma simplista e natural, por isso a principal característica desse momento é o naturalismo. O artista reproduzia exatamente aquilo que visualizava. Ele sabia utilizar as cores e dar um estilo próprio em suas produções artísticas. Por isso não podemos e nem devemos compará-las a desenhos feitos por uma criança.
A arte rupestre é o nome que se dá a essas representações pictóricas. Essas pinturas eram feitas, em sua maioria, em rochedos e parede das cavernas. As produções eram representadas por figuras de animais, pessoas, misto de pessoas e animais, vegetais, figuras geométricas e símbolos solares. Representações numéricas semelhantes com os dias da semana e outras aparentando as estações do ano também foram encontradas.
Para os arqueólogos, muitas vezes a interpretação dessas figuras era complexa. A explicação mais lógica para elas era que essa arte foi produzida por caçadores e fazia parte de um ritual que os ajudaria na caçada, com isso o homem do paleolítico acreditava no sucesso da caçada e que mataria um animal verdadeiro desde que possuísse sua imagem pintada; para o artista, a figura de um animal não era apenas uma figura, mas o próprio animal.
Nessa época o homem era, na sua essência, caçador e coletor. Tais atividades tornavam o homem nômade, uma vez que ele era obrigado a percorrer longas distâncias para prover seus alimentos. Ao analisarmos essa situação percebemos que o homem do paleolítico não controlava e nem transformava a natureza em favor da sua subsistência. Na verdade, ele era parte integrante dela.
Pinturas rupestres foram encontradas em variadas partes do mundo, como nas Cavernas de Chauvet (França 1994), Lascaux (França 1994), Altamira (Espanha 1868), essa última, foi a primeira produção descoberta, porém a veracidade das pinturas só foi reconhecida em 1902. Na Gruta de Rodésia, no Continente Africano, existem produções datadas com mais de quarenta mil anos. Muitos trabalhos encontrados nas Cavernas de Chauvet são muito desenvolvidos em relação a outros da mesma época. Os homens pré-históricos utilizaram técnicas de sombreamento e perspectiva que só foram utilizadas milhares de anos depois, mais especificamente na época da Renascença.
Os artistas desse período também realizavam trabalho em esculturas, é possível notar a ausência da figura masculina, tanto nas pinturas quanto nas esculturas. Acredita-se que presença da representação feminina se dá em razão da crença de que as pequenas estatuetas femininas seriam amuletos relacionados com o culto à fertilidade, fator decisivo para a sobrevivência do grupo. Nesse trabalho destaca-se: a Vênus de Willendorf.
O último período da Pré-História, o Neolítico foi caracterizado pelas técnicas de construção de armas e instrumentos com pedras polidas mediante atrito, mas além desse aperfeiçoamento técnico, o acontecimento mais importante desse período foi o hábito de plantar, colher para a própria subsistência e a domesticação animal. Através disso as práticas nômades foram substituídas por um modo de vida mais estável.
Assim, o homem criou a técnica
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