Artigo Ishikawa
Monografias: Artigo Ishikawa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: noquix • 17/9/2014 • 347 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Resumo:
Palavras-Chave:
Histórico
O Diagrama foi originalmente proposto pelo Engenheiro Químico Kaoru Ishikaa, no ano de 1943, e aperfeiçoado nos anos seguintes.
Conceito
O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica utilizada para o gerrenciamento e Controle da Qualidade em diversos processos, e também é conhecido como “Diagrama de Causa e Efeito” ou “Diagrama Espinha de Peixe” . Nele, todos os principais problemas ou riscos são agrupados por categorias e semelhanças previamente estabelecidos pela equipe responsável pelo projeto. Geralmente são escolhidos os riscos que possuem maior influência sob o projeto, seja positiva ou negativamente.
Ele é uma ferramenta analítica que, utilizada por um grupo de projeto, parte de um “problema de interesse” e possibilita a ocorrência de um “brainstorm” no sentido de identificar as causas possíveis para determinado problema.
Cada evento de risco analisado terá categorias que serão detalhadas por uma equipe especializada, informando como ocorre, onde ocorre, porquê ocorre, a frequência e nível das ocorrências.
Efetividade do Diagrama
O Diagrama de Ishikawa conduz a uma miríade de causas, sem estabelecer exatamente quais as raízes do problema. O Diagrama apresenta como pontos fortes:
- é uma boa ferramenta de levantamento de direcionadores;
- é uma boa ferramenta de comunicação;
- estabelece a relação entre o efeito e suas causas;
- possibilita um detalhamento das causas.
Mas também apresenta os seguintes pontos fracos:
- não apresenta os eventuais relacionamentos entre as diferentes causas;
- não focaliza necessariamente as causas que devem efetivamente ser atacadas.
Conclusão
Com este método pode-se realizar um levantamento detalhado das causas-raiz de um risco potencial, fornecendo ao gerente de projetos uma riqueza de detalhes que lhes proporcionará informações suficientes para a tomada de decisão. Com isso pode-se minimizar ou maximizar a probabilidade e o impacto dos riscos que afetarão de forma negativa ou positivamente.
Referências
Significado de Diagrama de Ishkawa: Disponível em: <http://www.significados .com.br/diagrama-de-ishikawa/>. Acesso em: 22 abr 2013.
ADÃO, Lucas. Por Que O Diagrama de Ishikawa é Tão Útil em Gerenciamento de Riscos? São Paulo: Portal do Administrador, 2013: Disponível em: <http://www.ad ministradores.com.br/artigos/tecnologia/por-que-o-diagrama-de-ishikawa-e-tao-util-em-gerenciamento-de-riscos/69394/>. Acesso em: 22 abr 2013.
KAOLU, Franco. Diagrama de Causa e Efeito de Ishikawa. São Paulo: Portal do Administrador, 2008. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigo s/administracao-e-negocios/diagrama-de-causa-e-efeito-de-ishikawa/26783/>.
...