As Propostas De Marc Bloch, Objeto De Conhecimento Histórico E Sua Temporalidade.
Trabalho Escolar: As Propostas De Marc Bloch, Objeto De Conhecimento Histórico E Sua Temporalidade.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Oninin • 21/9/2013 • 327 Palavras (2 Páginas) • 1.090 Visualizações
Bloch faz 2 propostas para a renovação quanto a forma de se estudar história (produzir conhecimento), são elas:
1º. Bloch --------- Método Retrospectivo
• Este método consiste em se estudar a história de frente para trás (retrospectiva), a partir do conhecimento, retroagindo até se chegar a cerne da questão.
• Para Bloch, a história determina um conhecimento que não pode ser parado, fixo ( pois está sempre sendo completado por outro historiador) e não toma nenhuma direção privilegiada para a pesquisa, é neutro e não se fecha numa teoria apenas (não há uma verdade única).
• Segundo ele a história continuaria fiel a tradição pois a base: Estudo dos homens, e da Sociedade humana no tempo seria a mesma. Uma forma ampla, diversificada, que iria mais além, sendo portanto capaz de se fazer história mais completa (crítica feita ao positivismo que segundo ele utiliza somente o “Tato das palavras” ou seja a materialidade dos fatos somente.
2º. Bloch------------- Temporalidade
• Para Bloch a história não está somente no humano e sim na duração de tempo que levou até o acontecimento, desta forma, o tempo seria a base, o meio onde o conhecimento está.
• A história teria uma continuidade, sendo lenta, gradativa, invisível (é desta forma que se consegue trazer a tona uma “Verdade” que não é única, absoluta pois poderá ser completada mais tarde por outro historiador); para Bloch isso seria capaz de modificar o objeto privilegiado do historiador, (combatendo assim, tanto a idéia de uma verdade única quanto a maneira de se produzir o conhecimento de forma impactuante, rápido e certeiro).
• Assim, nasceria um conceito através de toda a diversidade dos acontecimentos, com o cuidado de não se tornar automático ( ex: Quem Descobriu o Brazil? R: Pedro A. Cabral.) e o tempo se encarregaria de explicar o acontecimento (através da complementação de outros historiadores) fazendo assim, que houvesse uma compreensão geral e não somente uma massificação da idéia ( Critica mais uma vez o positivismo que faz apenas com que o indivíduo decore a história).
...