Atividade Escolar em Historia
Por: 06111958 • 16/11/2023 • Trabalho acadêmico • 300 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AEE
DISCIPLINA: O AEE E A SURDEZ OU DEFICIÊNCIA AUDITIVA
PROFA. SANDRA SANTIAGO
ATIVIDADE 3
RESPONDA:
1. Segunda as autoras do texto “Problematizando a educação de surdos: proposta bilíngue x proposta inclusiva”, qual a proposta do MEC para a educação de surdos?
2. Na proposta do MEC há previsão de 3 tipos de atendimentos para surdos no AEE. Cite e explique cada um deles.
3. As autoras apontam que a proposta do MEC para surdos não é bilíngue, nem inclusiva. Explique os argumentos das autoras sobre essa afirmativa.
4. Conforme o texto, em linhas gerais, como deve ser uma proposta bilíngue para surdos?
1º É construir práticas curriculares que oportunizem os estudantes surdos a transitar com liberdade por culturas e línguas em contato, alcançando verdadeiramente, a inclusão escolar.
2º A oralista, a comunicação total e a abordagem por meio do bilingüismo.
Oralista – constitui-se uma concepção que defende a integração do surdo à sociedade por meio do treino intenso da fala e da leitura labial e do treino auditivo. O foco era fazer os estudantes a oralizar.
Comunicação total – propõe o uso simultâneo de diversos recursos para a comunicação com surdos, abrangendo oralização com os surdos, abrangendo oralização, sinalização e uso de sinais para tentar uma correspondência como língua oral.
Bilinguismo: - visa capacitar a pessoa com surdos para a utilização de duas línguas: a língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte.
3º Que a educação é para todos que os surdos precisam receber educação de qualidade, e de acordo com sua especificidade.
4º Consiste em trabalhar todos os conteúdos na língua nativa das crianças surdas, ou seja, libras e trabalhar a língua portuguesa em momentos específicos das aulas. A proposta bilíngue busca a valorização na mesma de valorização na mesma medida das duas línguas utilizadas na educação de surdos.
...