Basílica Ulpia De Trajano
Artigo: Basílica Ulpia De Trajano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlag19 • 22/10/2014 • 263 Palavras (2 Páginas) • 590 Visualizações
BASÍLICA ULPIA DE TRAJANO
Medindo 117M x 55M a Basílica Ulpia foi a maior e mais luxuosa em Roma, era a peça central do fórum e leva o nome da dinastia do imperador Trajano. Projetada pelo imperador tribunal e arquiteto Apolodoro de Damasco foi concluída em 112 A.C.
Na sua génese, as basílicas romanas eram edifícios multifuncionais que poderiam hospedar áreas públicas, políticas, comerciais e sociais.
O conceito de arquitetura da basílica consiste em uma grande sala retangular, com cinco naves e duas absides semicirculares nas extremidades. As cúpulas (de 50m de altura) foram cobertas por telhas de bronze dourado. O grande salão da basílica estava cercado por uma fileira dupla de colunas, 96 ao todo, provavelmente de mármore branco ou amarelo, com capitéis coríntios, que formavam dois corredores de 5 metros de largura, e apoiados numa galeria em ambos os lados da nave e nas extremidades. Toda a construção foi decorada com despojos de guerra e troféus da Guerra Dacian conduzido sob o comando de Trajano.
De um lado estava a coluna de Trajano e do outro a entrada principal que ficou diante da praça aberta do fórum. A fachada continha três pórticos(varandas). Entre os pórticos continham três estátuas colossais de Trajano.
Muitas das colunas ainda existem no local, embora um grande número tenha caído os escombros são suficientes para dar uma idéia de sua majestade e esplendor que era a Basílica Ulpia.
Mais tarde, ela foi usada como o protótipo arquitetônico de Constantino como base para o layout das novas igrejas cristãs. A Basílica Ulpia foi usada como modelo para a conclusão da Basílica de Constantino.
...