Brasil Colonial
Monografias: Brasil Colonial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rebeka • 3/9/2013 • 373 Palavras (2 Páginas) • 735 Visualizações
logo no início do filme percebe-se que desde o início da história a mulher sempre foi vista como um objeto, usada simplesmente para reproduzir e satisfazer os desejos do homem.
Na época da colonização as órfãs eram trazidas de Portugal e não tinham o direito de escolher quem seria seu marido, decidir sobre sua própria vida. A maioria dessas meninas foram criadas em conventos e tinham o desejo de serem religiosas, porém, eram brutalmente impedidas.
Oribela, uma das órfãs, foi obrigada a casar-se com Francisco, um homem rude e autoritário, ela sofria violência física e psicológica, sendo obrigada a ceder às vontades sexuais do homem por quem ela sentia repulsa.
A trágica história de Oribela reflete a situação da mulher no Brasil colonial e revela a natureza das relações sociais e o papel da igreja e do indígena naquela sociedade em formação.
Brasil, país formado por uma diversidade de culturas e raças, país colonizado pelos portugueses, que de acordo com o historiador Bóris Fausto, tinham algumas vantagens geográficas, qeu os permitiam a ida e vinda através do meio marítimo.
A terra até então desconhecida despertou nos portugueses alguns interesses como, o trabalho indígena e as riquesas naturais, principalmente os produtos agrícolas que serviam como tempero e o ouro. Os portugueses criaram as capitanias, porém, com o passar dos tempos o rei percebeu que não estava suprindo as necessidades da época. Foi no período colonial que então surgiu o tráfico africano e logo os africanos passaram a ser escravizados, onde levavam uma vida totalmente desumana.
Em seguida vieram os Holandeses que tinham o intuito de conquistar postos no Brasil e controlar o tráfico de escravos, no entanto, foram expulsos militarmente pelos portuguesess.
Com o passar do tempo surgiu a necessidade de independência, foi aí que ocorreu a inconfidência mineira, movimento que foi de extrema importância para a independência, porém este movimento terminou com o julgamento de alguns participantes e com o enforcamento de Tiradentes, onde o rei mostrou publicamente quão grande era o seu poder.
Algum tempo depois a prática do tráfico de escravos começou a decair, fato que teve início quando a Inglaterra, grande potência da época, deixou de lado esta prática. Com algum tempo houve a vinda da família real para o Brasil.
...