Campo elétrico. Lei gaussiana
Seminário: Campo elétrico. Lei gaussiana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silmarazevedo • 23/9/2014 • Seminário • 559 Palavras (3 Páginas) • 290 Visualizações
Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem explosões dETAPA 1
Aula-tema: Campo Elétrico. Lei de Gauss.
Essa atividade é importante para compreender a ação e a distância entre duas partículas sem haver uma ligação visível entre elas e entender os efeitos dessa partícula sujeita a uma força criada por um campo elétrico no espaço que as cerca.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são a base de pó.
V= π x r2 x h
V= π x 0,05.2 x 0,5
V= 3,927 x 10-4 cm3
Obs: Foi considerado p/ altura o mesmo valor do raio, pois o valor do mesmo não foi mencionado no exercício.
Passo 2 (Equipe)
Supor que o pó (produto) de sua empresa esteja carregado negativamente e passando por um cano cilíndrico de plástico de raio R= 5,0 cm e que as cargas associadas ao pó estejam distribuídas uniformemente com uma densidade volumétrica r. O campo elétrico E aponta para o eixo do cilindro ou para longe do eixo? Justificar.
R= 0,5 P/Q= n.e Área Cilindro ? πr2 x 2
P=? P= .1,6 x 10-19C
E= 1,6 x 10-19C
Elas apontam para longe do eixo. Pois a carga negativa é a que tem tendência a se desprender do átomo passando assim para o cilindro de plástico
Passo 3 (Equipe)
Escrever uma expressão, utilizando a Lei de Gauss, para o módulo do campo elétrico no interior do cano em função da distância r do eixo do cano. O valor de E aumenta ou diminui quando r aumenta? Justificar. Determinar o valor máximo de E e a que distância do eixo do cano esse campo máximo ocorre para r = 1,1 x 10-3 C/m3 (um valor típico).
E= P/2πϵ0r ϵ= 1,1 x 10-3/2π
O campo eléctrico dentro do cano varia linearmente com a distância r O valor máximo de E é atingido após quando r= raio do cano. Substituindo r dado no exercício por na fórmula.
Passo 4 (Equipe)
Verificar a possibilidade de uma ruptura dielétrica do ar, considerando a primeira condição, ou seja, o campo calculado no passo anterior poderá produzir uma centelha? Onde?
ϵ= PxV/2ϵ0 ϵ= 1,1 X 10-3 X 5,0/2ϵ0
Não é possível, pois o ar é um isolante que não deixa produzir uma centelha pois é 30Kv/cm que tem menor que a capacidade da centelha para haver uma ruptura dielétrica.
e fábricas que têm produtos que geram ou são a base de pó.
...