Capa Trabalho Historia
Por: lucasmdn1999 • 12/4/2016 • Resenha • 321 Palavras (2 Páginas) • 1.210 Visualizações
FAP
HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO
PROFESSO: HELDER
ALUNA: ERLANDIA DO S. DO NASCIMENTO
A atitude de D. Pedro I ao proclamar a independência do Brasil, fez surgir naturalmente um conflito de interesses entre as partes que são:
- A coroa portuguesa em Portugal;
- D. Pedro I e seu poder régio nosso país;
- Classe elitizada do Brasil
De forma que Portugal queria manter o Brasil como colônia, dependente dente tanto economicamente quanto politicamente.
D. Pedro I queria manter-se no poder dando garantias a elite brasileira enquanto que a elite brasileira queria promulgar a Nova Constituinte em 1822 com liberdade política, econômica, segurança e outras garantias.
Para a elite brasileira se era independência de Portugal, deveria ser total, senhores de toda a situação econômica e política.
Em certo momento quando D. Pedro I não conseguia mais argumentar perante a elite brasileira comandada por José Bonifácio e Ledo, passou a usar a Censura. Apesar de José Bonifácio ter ideias portuguesas, quando sugeriu ao monarca D. Pedro I que outorgasse logo a Constituição colocando apenas o que era principal a ele, colocando decretos proibindo o funcionamento dos meios de comunicação, nomearam intendentes, juízes nas Comarcas e mandou fiscalizar todos àqueles eram contra as ideias e interesses de monarquia seriam punidos e tidos como traidores.
Capas até de a nova constituinte não obedecer ao interesse s de Portugal mais contanto que ele continuasse no poder.
Na verdade, a independência não foi um ato heroico ele não salvou ninguém, só foi obrigado a tomar atitudes para evitar mais conflitos. Por outro lado muitas coisas foram contra D. Pedro I, como no caso da Lei Aurea que acabava com a escravidão no Brasil e a escravidão era uma consequência da monarquia.
A única coisa que a monarquia trouxe foi a escravidão para nós brasileiros, por isso que a monarquia foi enfraquecendo, por uma falta de evolução e desprezando os anseios do povo brasileiro.
É exatamente o que acontece nos dias de hoje
...