TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do espírito empreendedor

Seminário: Características do espírito empreendedor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  4.155 Palavras (17 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 17

O empreendedor é a energia da economia, a alavanca dos recursos o impulso de talentos a dinâmica de idéias. Mais ainda: ele é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que os aventureiros o façam. O termo empreendedor – do francêns entrepreneur - significa aquele que assume riscos e começa algo novo.

O Empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo risco e responsabilidades e inovando continuamente. Essa definição envolve não apenas os fundadores de empresa, mas os proprietários que compram empresas já existentes de seus fundadores. Mas o espírito empreendedor está também presente em todas as pessoas que – mesmo sem fundarem uma empresa ou iniciarem seus próprios negócios – estão preocupadas e focalizadas em assumir riscos e inovar continuamente.

Os empreendedores são heróis populares do mundo dos negócios. Fornecem empregos, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico. Não são simplesmente provedores de mercadorias e serviços, mas fontes de energia que assumem riscos inerentes em uma economia de mudança, transformação e crescimento. Continuamente, milhares de pessoas com esse perfil – desde jovens adolescentes e cidadãos mais idosos e de todas as classes sociais – inauguram novos negócios por conta própria e agrega a liderança dinâmica que conduz o ao desenvolvimento econômico e ao progresso das nações. É essa a força vital que faz pulsar o coração da economia.

Características do Espírito Empreendedor

O empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal, transforma idéias em realidade para benefício próprio e para benefício da comunidade. Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que combinados adequadamente o habilitam a transformar uma idéia simples e mal estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.

Schumpeter amplia o conceito dizendo que “o empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos/serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnologias”. Para ele, o empreendedor é a essência da inovação no mundo, tornando obsoletas as antigas maneiras de fazer negócios.

O que caracteriza o ímpeto empreendedor? Trata-se de um tema complexo, mas três características básicas identificam o espírito empreendedor.

1- Necessidades de realização - as pessoas apresentam diferenças individuais quanto à necessidade de realização. Existem aquelas com pouca necessidade de realização e que se contentam com o status atual. Contudo, as pessoas com alta necessidade de realização gostam de competir com certo padrão de excelência e preferem ser pessoalmente responsáveis por tarefas e objetivos que atribuíram a si próprias. O impulso para a realização reflete-se nas pessoas ambiciosas que iniciam novas empresas e orientam o seu crescimento. Em muitos casos, o impulso empreendedor torna-se evidente desde cedo, até mesmo na infância.

2- Disposição para assumir riscos - o empreendedor assume variados riscos ao iniciar seu próprio negócio: riscos financeiros decorrentes do investimento próprio dinheiro e do abandono de empregos seguros e de carreiras definidas, riscos familiares ao envolver a família no negócio, riscos psicológicos pela responsabilidade de fracassar em negócios arriscados. A preferência por risco moderado reflete a autoconfiança do empreendedor.

3- Autoconfiança – quem possui autoconfiança sente que pode enfrentar os desafios que existem ao seu redor e tem domínio sobre os problemas que enfrenta. As pesquisas mostram que os empreendedores de sucesso são pessoas independentes que enxergam os problemas inerentes a um novo negócio, mas acreditam em suas habilidades pessoais para superar tais problemas.

Além dessas características básicas o empreendedor também é líder, sabe comunicar-se, é organizado, possui conhecimento do ramo, identifica oportunidades, tem aptidões empresariais e conhecimento de si e sempre manter o otimismo.

Todavia, nem todo empreendedor busca um novo objetivo ou meta na sua vida. Existem pessoas que entram em negócios para escapar de algum fator ambiental. Knight identificou vários fatores ambientais que encorajam ou impulsionam as pessoas a iniciar novos negócios e rotulou tais empreendedores de refugiados. Para ele, existem vários tipos de refugiados a saber:

Refugiado estrangeiro: são pessoas que escapam das restrições políticas, religiosas ou econômicas de seus países de origem atravessando as fronteiras nacionais. Em geral, encontram discriminações ou desvantagem – de cultura, língua, entre outras – ao buscar emprego assalariado em outros países e, então, iniciam um novo negócio.

Refugiado Corporativo: são aqueles que fogem do ambiente burocrático das grandes e médias empresas iniciando negócios por conta própria.

Refugiado dos Pais: são pessoas que abandonam a família para mostrar aos pais que podem fazer as coisas de maneira independente, ou seja, sozinhas.

Refugiado do lar: são aqueles que começam o próprio negócio após o crescimento dos filhos ou quando se sentem livres das responsabilidades da casa.

Refugiada feminista: mulheres que sentem discriminações ou restrições em uma empresa e preferem iniciar um negocio que possam dirigir independente dos outros.

Refugiado social: são alheios à cultura que prevalece na empresa que buscam uma atividade como empreendedores.

Refugiado educacional: são aqueles que se sentem cansadas dos cursos acadêmicos e decidem iniciar um novo negócio.

Além disso, Smith considera que os empreendedores apresentam enorme variação em seus estilos de fazer negócios. Em resumo sugere um continuum em que dois padrões básicos estão nas extremidades: empreendedores artesão e empreendedores oportunistas.

Empreendedor artesão: em um extremo continuum, é uma pessoa que inicia um negócio basicamente com habilidades técnicas e um pequeno conhecimento da gestão de negócios. Sua formação educacional limita-se ao treinamento técnico e com isso, tem experiência técnica no trabalho, mas não dispõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com