Casa
Resenha: Casa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaynaaugusto • 15/9/2014 • Resenha • 986 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
A Casa das Rosas foi projetada no final da década de 20 pelo arquiteto Ramos de Azevedo para ser a residência da sua filha Lúcia, recém casada com o engenheiro Ernesto Dias de Castro. Ramos de Azevedo não chegou a ver o projeto concluído, pois faleceu em 12 de junho de 1928 e a construção só ficou pronta sete anos mais tarde, sendo assinada por Felisberto Ranzini. Durante 51 anos, residiram sua filha, Lucia Ramos de Azevedo e seu marido, Ernesto Dias de Castro e, mais tarde, Ernesto Dias de Castro Filho e sua esposa, Anna Rosa.
Construída numa área de 5.500 metros quadrados, a Casa possui 30 cômodos no estilo arquitetônico francês, além um enorme vitral colorido, que decora o hall de entrada. Seus pavimentos se dividem em térreo, mansarda, primeiro andar e porão. A atração do espaço é o jardim, inspirado do Palácio de Versalhes, que abriga o famoso roseiral, origem do nome da casa.
Habitada até 1986, a mansão foi desapropriada pelo Governo do Estado quando, o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), tombou o local no dia 22 de outubro de 1985. A Casa passou cinco anos, de 1986 até 1991, sendo restaurada. Em 11 de março de 1991, a Secretaria de Estado da Cultura inaugurou o espaço cultural conhecido por Casa das Rosas – Galeria Estadual de Arte, que exibia mostras temporárias de obras do acervo artístico do Estado, divulgando as iniciativas da rede estadual de Museus e do Departamento de Museus e Arquivos. Em março de 2003 a casa foi fechada para reformas.
Em 09 de dezembro de 2004, a Casa das Rosas foi reinaugurada com nova vocação: o primeiro espaço público do país destinado à poesia, nomeado de Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, abrigando o acervo de cerca de 30 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos (1929-2003). A atribuição desta nova vocação à Casa das Rosas tem se revelado um grande acerto: uma biblioteca circulante especializada em poesia, cursos bimestrais, exposições, peças de teatro, lançamentos de livros, palestras, eventos musicais. A Casa tem a direção do professor e poeta Frederico Barbosa, que idealizou o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e literatura como um local democrático de reflexão sobre a literatura e de divulgação da quase sempre esquecida arte da poesia.
CAD Brasil 2007
A primeira edição da mostra Casa Arte & Design no Brasil acontece em São Paulo, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, entre os dias 4 de setembro e 7 de outubro de 2007.
A mostra conta com a participação de 54 profissionais da arte, entre eles: arquitetos, decoradores, designers e paisagistas que têm como desafio unir a poesia, como fonte de inspiração, a arquitetura da década de 20 e as mais modernas invenções do design. São 1.800 metros quadrados da Casa divididos em 39 ambientes, cada um dedicado a um poeta ou estilo poético.
Para o evento, a organização preservou completamente as estruturas do prédio e realizou algumas benfeitorias permanentes a favor do patrimônio: reforma da elétrica total, revisão da hidráulica, construção de um elevador para cadeirantes, colocação de rampas de acesso para deficientes e restauração da edícula. No site da mostra www.cadnet.com.br é possível fazer uma visita virtual percorrendo os ambientes.
Os profissionais que participam da primeira edição da CAD Brasil Casa Arte & Design são: Adine Woda Moraes, Artur Jorge Soares Ferreira e Angelo Augusto Elia Dutra; Alberto Lahós e Marco do Carmo; Alessandra Ribeiro e Robert Weigt; Alexandre Fantin & Eduardo Siqueira; Beatriz Dutra; Beatriz Fernandez Mera e Eduardo Fernandez Mera; Bianka Mugnatto; Camilla Matarazzo; Carmen Mansor, Fernando Azevedo e Tiza Kann; Cecilia Pastore; Clélia Angelo; Crisz Moura; Fábio Galeazzo; Flávia Ernandes e Giselle Ferruz; Flávia Ralston; Frederico Morán e Haroldo de Barros Rodrigues; Graciela Piñero; Inês Capobianco e Giovana Capobianco; José Roberto Moreira do Valle; Karina Korn; Layde Tuono; Leonardo Junqueira; Luciana Tomas; Luciana Wehba e Cristina Wehba; Marcia Bueno Netto; Maria Celia Cury e Marcia Nogueira; Nelson Lojo; Paulo Gazola; Rafael Serradura; Renata Coppola; Renata Florenzano; Renata Foganholi; Ricardo Pessuto; Rosa May Sampaio; Sabrina Baukelmann Matar, Rebeca Murad e Thiago Passos; Solange Catharino; Vivian Coser e William Maluf.
Programação especial
Para o público que foi conferir o CAD Brasil 2007 ou pretende visitar a mostra, a Casa das Rosas preparou
...