Cidades Turísticas
Ensaios: Cidades Turísticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patforoni • 12/9/2014 • 2.043 Palavras (9 Páginas) • 255 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho vem apresentando o conceito de turismo onde diz que é um "movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realize atividades econômicas".
As definições nos remetem a lugares atrativos, que despertem interesses variados desde lazer até turismo de trabalho. Uma cidade pode ter uma atração nela mesma, seja ela qual for: histórica, de negócios, natural, etc.
O turismo no Brasil se caracteriza por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama mais que variada de opções.
CIDADES TURÍSTICAS
O conceito de turismo nos é dado de forma acadêmica onde diz que é um "movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realize atividades econômicas". As definições nos remetem a lugares atrativos, que despertem interesses variados desde lazer até turismo de trabalho.
Pensando assim supõe-se que o local, no nosso caso, a cidade, tem que ter algum atrativo para pessoas. Esse atrativo pode ser o mais variado possível: religioso, cultural, descanso, divertimento, de negócios, etc.
Uma cidade pode ter uma atração nela mesma, seja ela qual for: histórica, de negócios, natural, etc. Ou ainda pode sofrer intervenções que fazem dela um atrativo, são investimentos que a partir deles a cidade começa a ter um atrativo. Pode ser uma grande obra voltada para o lazer, um parque aquático, por exemplo, um hotel fazenda e assim por diante. Nesse caso o atrativo é construído, não foram fatores históricos ou naturais que agiram no sentido de atração.
Tradicionais cidades brasileiras de turismo de praias: Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro, Camboriú, Ubatuba, Maceió, etc.
Cidades brasileiras com potencial de turismo histórico: as cidades da época da mineração estão entre as tradicionais: Ouro Preto, Mariano, Goiás Velho, Paraty, etc.
Cidades com vocação de turismo religioso no Brasil: a mais conhecida de todas é Aparecida do Norte. No mundo temos grandes exemplos como Meca, Jerusalém, Vaticano, Santiago de Compostela; dentre outras.
Cidades com potencial de turismo de negócio e administrativos: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília são as mais tradicionais.
Cidades como potencial de turismo climático ou hidrotermal: Campos do Jordão, Araxá, Águas de Lindóia, etc.
Importantes cidades turísticas no mundo: Londres, Paris, Nova Iorque, Bangcoc, Barcelona, Roma, etc.
O turismo no Brasil se caracteriza por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama mais que variada de opções. Nos últimos anos, o governo tem feito muitos esforços em políticas públicas para desenvolver o turismo brasileiro, com programas como o Vai Brasil procurando baratear o deslocamento interno, desenvolvendo infraestrutura turística e capacitando mão-de-obra para o setor, além de aumentar consideravelmente a divulgação do país no exterior. São notáveis a procura pela Amazônia na região Norte, o litoral na região Nordeste, o Pantanal e o Planalto Central no Centro-oeste, além do interesse pela arquitetura brasiliense, o turismo histórico em Minas Gerais, o litoral do Rio de Janeiro e da Bahia e os negócios em São Paulo dividem o interesse no Sudeste, e os pampas, o clima frio, arquitetura germânica e o turismo paleontológico na Paleorrota no Sul do país.
O turismo interno é muito forte economicamente. Os destinos mais procurados pelos brasileiros são São Paulo, Rio de Janeiro e os estados da região Nordeste, principalmente Bahia e Pernambuco.
TURISMO NO BRASIL
O turismo no Brasil é uma atividade econômica importante em várias regiões do país. Com 5 milhões de visitantes estrangeiros em 2008, o Brasil é o principal destino do mercado turístico internacional na América do Sul, e ocupa o segundo lugar na América Latina em termos de fluxo de turistas internacionais.
Os gastos dos turistas estrangeiros em visita ao Brasil alcançaram 5,8 bilhões de dólares em 2008, 16,8% a mais do que em 2007 e o país abarcou 3,4% do fluxo turístico internacional no continente americano em 2008. Em 2005, o turismo contribuiu com 3,2% das receitas nacionais advindas da exportação de bens e serviços, responsável pela criação de 7% dos empregos diretos e indiretos na economia brasileira. Em 2006, estima-se que 1,87 milhão de pessoas foram empregadas no setor, com 768 mil empregos formais (41%) e 1,1 milhão de ocupações informais (59%).
O turismo doméstico representa uma parcela fundamental do setor; contabilizando mais de 50 milhões de viagens anualmente, a receita direta gerada pelo turismo interno em 2010 foi de 33 bilhões de dólares – quase seis vezes mais do que é captado pelo país em relação ao turismo estrangeiro.
O produto turístico brasileiro caracteriza-se por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama diversificada de opções, com destaque aos atrativos naturais, aventura e histórico-cultural. Nos últimos anos, o governo tem concentrado esforços em políticas públicas para desenvolver o turismo brasileiro, procurando baratear o deslocamento interno, desenvolvendo infraestrutura turística e capacitando mão de obra para o setor, além de aumentar consideravelmente a divulgação do país no exterior. São notáveis a procura pela Amazônia na Região Norte, o litoral no Nordeste, o Pantanal e o Planalto Central no Centro-Oeste. O turismo histórico em Minas Gerais, as praias do Rio de Janeiro e os negócios em São Paulo dividem o interesse no Sudeste, e os pampas e o clima frio no Sul do país.
CIDADES TURÍSTICAS DO BRASIL
NATAL-Rio Grande do Norte
Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte. Pertence à Mesorregião do Leste Potiguar e à Microrregião de Natal. Com uma área de 170,298 km², é a segunda capital brasileira com a menor área territorial (maior apenas que Vitória), fazendo desta a sexta maior capital do país em densidade populacional, distando 2 507 quilômetros de Brasília, a capital nacional.
Fundada em
...