Comex
Resenha: Comex. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisinha69 • 18/4/2014 • Resenha • 254 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
O Brasil sofre com a ineficiência logística, tanto que gerou a crise dos portos que resultou em cancelamentos de pedidos e, consequentemente, perda de competitividade no fornecimento de alimentos e, principalmente, a credibilidade junto aos importadores. A falta de infraestrutura nos portos e estradas, que é hoje, um dos maiores gargalos do Brasil, causa prejuízo bilhões de dólares, reflexo da falta de investimento que é de apenas 0,42% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
O Brasil aumenta a produtividade mas não investe em infraestrutura , comparando nossos portos aos demais portos do mundo, o sistema portuário brasileiro é um dos mais ineficientes.. O tempo de espera dos navios nos portos para o embarque ou desembarque de cargas encarece os custos das exportações, sendo que o prejuízo utilizado para pagamento de multas,pelo tempo de espera de 100 navios nos terminais, entre 15 e 20 dias, pode representar o equivalente ao valor que poderia ser utilizado na construção de um novo terminal.
Outro agravante é a burocracia do setor. Estudos apontam que a eficiência dos portos poderia ser ampliada entre 5% e 10% com a simplificação dos procedimentos de liberação de cargas e a maior integração entre os órgãos públicos, Conselhos de Administração Portuária e os Órgãos Gestores de Mão de Obra .
A esperança hoje está na MP dos portos que estabelece novas regras para as concessões, arrendamentos e autorizações de instalações portuárias, públicas ou privadas garantindo maior investimento para o setor e segurança jurídica aos investidores , visando o aumentando a competição .
...