Politica Do Comex
Trabalho Escolar: Politica Do Comex. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Melinewood • 31/3/2014 • 861 Palavras (4 Páginas) • 448 Visualizações
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Durante o "Choque Petrolífero" de 1973, ocasionado em protesto pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur, os países árabes organizados na OPEP aumentaram o preço do petróleo em mais de 300%. Na década de 70, o café ainda continuava a ser o principal produto exportado pelo Brasil. No inicio dos anos 80 verifica-se o agravamento do balanço de pagamentos e em conseqüência são aplicadas novas medidas de restauração do equilíbrio., incluindo a desvalorização cambial, a centralização das operações de cambio no Banco Central do Brasil, aumento do número de produtos proibidos de serem importados e restrições ao financiamento das importações.
As afirmações a seguir tratam dos efeitos econômicos desta época :
I - Os efeitos das medidas foram sentidos principalmente em 1984, ano em que as exportações quase duplicaram o valor das importações.
II - Os mercados apresentam-se mais estabilizados tendo a Europa, comprado 27,1% da exportação brasileira, contra 22,4% dos Estados Unidos.
III - A fatura dos ajustamentos veio nesse ano (1984) com a inflação de mais de 200% e as políticas comerciais passaram a ser consideradas como instrumentos de estabilização interna, tendo sido suspensos uma série de controles, tais como a redução de produtos constantes nas listas negativas de importação, redução de sobretaxas nas importações e facilitação de financiamentos à importação.
Está (ão) correta(as):
Resposta Selecionada:
Corretae. As afirmações I e III.
Resposta Correta:
Corretae. As afirmações I e III.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é a "As afirmações I e III" já que a afirmação considerada na afirmação II foi verificada entre os anos de 1991 a 2000 e não no período definido como “Choque do Petróleo”.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Vimos que após a II Guerra Mundial, o Brasil reativou seu ciclo industrial com a instalação de inúmeras indústrias, inclusive a automobilística, alcançando, afinal, a sua maturidade econômica e entrando no rol dos países em desenvolvimento acelerado. Especialmente, no período de 1953 e 1957, o fator principal considerado nas negociações internacionais em que o país estava envolvido foi:
Resposta Selecionada:
Corretaa. A adoção de múltiplas taxas de câmbio.
Resposta Correta:
Corretaa. A adoção de múltiplas taxas de câmbio.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é “A adoção de múltiplas taxas de câmbio.” pois foi a existência de taxas diferenciadas que favoreceu a entrada de indústrais (como a automobilística) que apresentavam grande dependência de matérias-primas importadas para produzir no Brasil nesse período.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
No Brasil, durante a primeira metade do século XX, as políticas comerciais eram mais utilizadas como fonte de receita ou para satisfazer determinados grupos, como os produtores de café, do que como meio de alcançar metas de desenvolvimento econômico. Já no período da II Guerra Mundial, a unificação das taxas de câmbio ocasionou uma crise na balança comercial brasileira e como resultado tivemos o controle administrativo das divisas. A partir desse cenário, até o ano de 1964, a política comercial brasileira apresentou como principal característica:
Resposta Selecionada:
Corretad. A sobrevalorização cambial.
Resposta Correta:
Corretad. A sobrevalorização cambial.
Feedback da resposta:
A sobrevalorização das taxas de câmbio foi a principal característica desse período da economia brasileira.
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
...