Componente curricular: Meio Ambiente, Economia e Sociedade
Por: lisineumann • 14/7/2021 • Resenha • 607 Palavras (3 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
Curso: Matemática
Componente curricular: Meio Ambiente, Economia e Sociedade
Fase: 3ª
Ano/Semestre: 2021/01
Docente: Leandro
Discente: Elisiane Estefane Neumann
Resenha do documentário: “ O mundo global visto do lado de cá
Elisiane Neumann
No documentário do cineasta Brasileiro Silvio Tender, com participação e entrevista de Milton Santos, a globalização é analisada pelo ponto de vista dos povos em países menos desenvolvidos, os quais foram afetados em grande quantidade pelas políticas neoliberais. O capitalismo tem apenas intenção de obter lucro, nem se importando que seja com a população mais pobre. Sião Barreiras para os povos, como para separar as pessoas de um mesmo povo, ou tirando as coisas que são necessárias para sobreviver, o exemplo que podemos citar é dos recursos naturais, como a água.
O documentário nos mostra exemplos ao redor do mundo para esclarecer a globalização, mostra o desemprego e a falta de perspectiva.
" Escravidão" é algo muito mostrado, um pequeno exemplo é os ternos que são vendidos absolutamente muito caro, sendo que não gostou nem a metade do preço que estão pedindo, isto apenas acontece em base do lucro do capitalismo global, que usa países com leis trabalhistas, de certa forma flexíveis, para a redução dos custos à custa dos Trabalhadores, assim se dizendo e mostrando se encontram em situação da escravidão.
Milton Santos comenta que temos a capacidade de alimentar toda a população, mas o problema é a distribuição dos alimentos, as barreiras impostas, e todo o crime da desigualdade social.
Desse modo do comentário faz um paralelo entre a colonização e a globalização mesmo não sendo em épocas iguais, mas Contendo a mesma finalidade de: dominar, comercializar, explorar, e expandir um território já habitado dizimando e destruindo os povos e as culturas ali localizadas.
De acordo com Santos," deve-se considerar a existência de pelo menos três mundos em um só: o primeiro seria globalização como fábula, o segundo é como ele é, e o terceiro o mundo como ele pode ser"( Santos, 2006, página 9).
O capitalismo cria divisões entre as classes, restringindo o espaço no qual o acesso se torna seletivo, essa reflexão se dá por força física, racial, moral e econômica. Assim sim o dinheiro neste mundo perverso se torna o centro de todas as ações. Comentando assim, homem acaba por perder os importantes valores da humanidade, por exemplo, a compaixão e a solidariedade. Nos dias de hoje uns quanto os outros são vistos como o inimigo a serem vencidos, o obstáculo. Desse modo a competitividade se torna a guerra, e o consumo se torna o verdadeiro regime totalitário.
...