Configuração de grupo
Seminário: Configuração de grupo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crystynnna • 10/11/2013 • Seminário • 703 Palavras (3 Páginas) • 353 Visualizações
Definição de grupo
Comportamento refere-se à conduta humana, a ênfase ao comportamento humano na organização é um desafio que hoje se apresenta com uma das mais valiosas possibilidades e perspectivas para a implantação de programas de qualidade. A maior parte dos conflitos presentes esta relacionado aos aspectos comportamentais e interpessoais existe diferentes concepções do termo comportamento.
Comportamento individual retrata as reações inerentes ao individuo e suas condutas no contexto organizacional.
Comportamento grupal refere-se a gama de reações dos indivíduos que compõe um grupo as ações que ressalta do comportamento grupal retrata as múltiplas influencias decorrente da dinâmica existente, incluindo as pessoas, a interação, o sentimento, as atividades, a comunicação e os objetivos.
Comportamento organizacional refere-se às manifestações emergentes no contexto das organizações, indicando os controles, o processo decisório e os esquemas técnicos administrativos assumidos em dado momento organizacional.
É importante considerar a diferença entre comportamento e atividade; tal diferença é fruto de distintas concepções, onde nos deparamos com os limites impostos pelas relações sociopolíticas vigentes. A atitude reflete as predisposições que denotam motivações subjacentes às ações dos indivíduos e grupos. O comportamento geralmente retrata ações e reações decorrentes de estimulação ambiental, que atua como um sistema de reforça mento do comportamento individual, grupal e organizacional.
As pessoas tem uma tendência a fazer parte de grupos seja primário, secundários ou intermediários.
• Grupos primários consistem em grupos pequenos com relações íntimas; famílias, por exemplo, podem ser caracterizados por contatos diretos ou indiretos. Eles geralmente mantêm-se durante anos.
• Grupos secundários são grupos grandes cujas relações são apenas formais e intelectuais. Alguns deles pode durar durante anos mas alguns podem desaparecer depois de um curto tempo.
• Grupos intermediários são aqueles que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais.
Grupo social é um grupo de pessoas que se comunicam entre si diretamente, mas mantendo suas individualidades, costumes e crenças.
Existe grupo que é apenas um agregado de pessoas e grupo psicológico que é uma equipe.
Pode-se definir grupo psicológico ou equipe como duas ou mais pessoas em uma interação face a face, cada um consciente de sua participação no grupo, consciente dos outros que participam e também consciente da interdependência positiva, na medida em que se esforçam para alcançar seus objetivos.
A edificação de grupo e equipe vem recebendo atenção cada vez maior em grande parte das organizações.
• Segundo CHIAVENATO existem grupos de tarefas como aqueles também determinados pela organização “formados por pessoas que se juntam para executar determinada tarefa [...]. Contudo, não se limitam à área de seu superior imediato e pode ultrapassar as relações de comando”.
• Os grupos temporários, como o próprio nome diz, “são formados
...