Crítica do movimento do Iluminismo
Artigo: Crítica do movimento do Iluminismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ArheGomes • 4/4/2014 • Artigo • 919 Palavras (4 Páginas) • 321 Visualizações
O Iluminismo
Significado
Movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII, defendia o uso da Luz (razão) contra Trevas ( liberdade econômica e política).
Esse movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade, e fraternidade. O iluminismo contava com o apoio da Burguesia, pois pensadores e burgueses tinham interesses incomuns.
As críticas do movimento eram:
Mercantilismo
Absolutismo monárquico
Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
Defendia:
A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
O antropocentrismo ( avanço da ciência e da razão)
O predomínio da burguesia em seus ideais.
Autores
John Locke, François Marie Arouet Voltaire, Charles de Secondat Montesquieu, Jean – Jacques Rousseau, François Quesnay.
Destaque:
Adam Smith: Foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, que compõem: O estado é legitimamente poderoso se for rico; para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas; para expandir as atividades capitalistas o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares. A principal obra de Smith foi: Riqueza das nações, onde ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
O encantamento do Mundo
A realidade de uma forma reinterpretada levando em consideração aspectos importantes como a subjetividade, as emoções e a sensações, os sentimento conectados com os processos culturais da sociedade.
Reinterpretar a realidade e oferecer novas interpretações á sociedade em que vivemos e do mundo que nos cerca nos leva a detectar os instrumentos de dominação que ideologicamente configuram no campo social de maneira que alienam. As novas interpretações utilizam-se do bem pensar como compreensão para tecer o dialogo com a volta pelo encantamento do mundo, resgatando o homu complexus.
Consequências
Os valores fornecidos pelo código cultural dos indivíduos envolvidos, estão bem mais burocráticos , o utilitário, o funcional, o compartimentado, o fragmentado e o mecanicista. Como também a subjetividade a historia de vida dos indivíduos , os sentimentos , as sensações e as emoções...Assim, com esses valores, reinterpreta a realidade engessada, mecânica anteriormente fornecida por uma cultura afirmativa desenvolvimentista, onde o interesse pelo o individuo é econômico, quantitativo, progressista.
Desencantamento do Mundo
Significado
A preocupação de Weber foi a compreensão da sociedade moderna, seu “espírito”e o peculiar processo de racionalização que gerou.
Baseado no referencial teórico weberiano é possível concluir que o Desencantamento do Mundo inspira no homem a sensação de domínio sobre tudo ao estabelecer o princípio de não poder externo, superior ou misterioso que possa interferir no curso da vida, oposto ao pensamento mágico de outrora.
A consequência da superação da magia pela religião foi a perda de significação da vida cotidiana no mundo. O processo de racionalização a religião despoja a magia provocando outro movimento, a secularização o despojar da religião pela ciência. Na racionalização a religião renegou a magia ao obscurantismo, na secularização a ciência deslocou a vida familiar. Com isso a religião torna-se objeto de fórum intimo e a ciência adquire o status de legitimação da verdade. Como a vocação da ciência não permite dar sentido ao mundo, o homem moderno vive em um mundo sem significações. Com o entendimento da modernidade a partir do conceito de Desencantamento do mundo é possível pensar meios de resignificar a vida cotidiana no mundo.
Consequências
O cientificismo
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