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Cultura Popular, Um Conceito E Varias Historias

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Por:   •  13/5/2014  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  1.046 Visualizações

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Cultura popular, um conceito e varias historias

Martha Abreu2

In: Abreu, Martha e Soihet, Rachel, Ensino de História, Conceitos, Temáticas e

Metodologias. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2003.

Cultura popular é um dos conceitos mais controvertidos que

conheço. Existe, sem dúvida, desde o final do século XVIII; foi utilizado com

objetivos e em contextos muito variados, quase sempre envolvidos com juízos de

valor, idealizações, homogeneizações e disputas teóricas e políticas. Para

muitos, está (ou sempre esteve) em crise, tanto em termos de seus limites para

expressar uma dada realidade cultural, como em termos práticos, pelo chamado

avanço da globalização, responsabilizada, em geral, pela internacionalização e

homogeneização das culturas.

Por outro lado, se cultura popular é algo que vem do povo, ninguém sabe

defini-lo muito bem. No sentido mais comum, pode ser usado,

quantitativamente, em termos positivos - "Pavarotti foi um sucesso popular" - e

negativos - “o funk é popular demais". Para uns, a cultura popular equivale ao

folclore, entendido como o conjunto das tradições culturais de um país ou região;

para outros, inversamente, o popular desapareceu na irresistível pressão da

cultura de massa (sempre associada à expansão do rádio, televisão e cinema) e

não é mais possível saber o que é originalmente ou essencialmente do povo e dos

setores populares. Para muitos, com certeza, o conceito ainda consegue expressar

um certo sentido de diferença, alteridade e estranhamento cultural em relação a

outras práticas culturais (ditas eruditas, oficiais ou mais refinadas) em uma

mesma sociedade, embora estas diferenças possam ser vistas como um sistema

simbólico coerente e autônomo, ou, inversamente, como dependente e carente em

relação à cultura dos grupos ditos dominantes.

Para alguns historiadores atuais, como Roger Chartier, sempre foi

impossível saber (ou mesmo não interessa descobrir) o que é genuinamente do

povo pela dificuldade ou mesmo impossibilidade de se precisar a origem social

das manifestações culturais, em função da histórica relação e intercâmbio cultural

entre os mundos sociais, em qualquer período da História. De qualquer forma,

Chartier está coberto de razão em alertar, com uma boa dose de denúncia, ser o

conceito de cultura popular uma categoria erudita, que pretende “delimitar,

caracterizar e nomear práticas que nunca são designadas pelos seus atores como

pertencendo à cultura popular”. Sempre há o risco, continua o historiador francês,

de se ficar incessantemente procurando uma suposta idade de ouro da cultura

popular, período onde ela teria existido “matricial e independente”, frente a

épocas posteriores, onde a dita cultura popular teria começado a ser perseguida

por autoridades eruditas ou desmantelada pelos irresistíveis impulsos da

modernidade3

.

Apesar de todos os problemas apontados e dos diferentes sentidos que a

expressão vem recebendo, insisto e costumo defender que o conceito é válido e

útil para os profissionais de História. Antes, porém, é bom não perder de vista

que, como todo o conceito, o de cultura popular também constrói identidades e

possui uma história. Neste caso, várias histórias, que recuam ao final do século

XVIII - com o filósofo Herder - sempre ligadas aos sujeitos e movimentos sociais

que o trouxeram a tona (ou o recriaram) e o elegeram como fundamental. Esta

história é para mim a chave das dificuldades que são atribuídas ao conceito. A

chave para o encaminhamento da discussão sobre cultura popular. Ao

aprofundarmos a história do conceito de cultura popular, realizamos uma operação

que subverte os seus sentidos universais, ahistóricos, ideológicos e políticos que

costumeiramente lhe são atribuídos. Como afirma Nestor Canclini, deve-se

desconstruir as operações científicas e políticas que colocaram em cena o

popular4

.

Sendo assim, um dos meus objetivos aqui é exatamente chamar a atenção

dos profissionais de História para a importância de se pensar a história do

conceito de cultura popular e dos significados políticos e teóricos que o conceito

recebeu ao longo do tempo, sempre historicamente construídos ou inventados

(por isso, o envolvimento com as questões políticas e ideológicas de seu próprio

tempo).

por autoridades eruditas ou desmantelada pelos irresistíveis impulsos da

modernidade3

.

Apesar

...

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