Documentário: Milton Santos
Seminário: Documentário: Milton Santos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guiguima • 13/6/2014 • Seminário • 515 Palavras (3 Páginas) • 991 Visualizações
Documentário: Milton Santos
7) Levando-se em conta a história da menina e do cachorro, bem como que as notícias são interpretações dos fatos. Como podemos descrever o papel da mídia no mundo globalizado, sendo ela uma intermediadora (não é inocente) do poder?
R- Na visão de Milton Santos, ele vê a mídia como uma encobridora das barbaridades resultantes da globalização, criando uma rede de idéias que se repetem a fim de defender sempre os mesmos interesses, tendo como produto final uma sociedade alienada e destinada ao consumo. Considerando que os acontecimentos passam a ser narrados de uma maneira a acolher os interesses das grandes empresas,.Afinal é necessário que haja uma outra forma de globalização, sendo mais democrática e organizada de forma a favorecer a todos.A mídia, é utilizada como grande ferramenta globalizatória, chega a ser uma arma dos poderosos para manobrar as conseqüências e opiniões a respeito da globalização, por diversas vezes, inclusive, hostilizando as reivindicações populares anteriormente faladas.
3) O documentário revela, em detalhes, como o capitalismo tem contribuído para o efeito globalizante e a implantação do que Milton Santos chama de “globalitarismo”. Explique como isso ocorre e quais os consequências deste movimento em países como o nosso.
R- Consiste em um processo de colonização universal, aprofundando o abismo entre ricos e pobres, metrópoles e colônias. O Globaritarismo é o principal responsável pelo capital,isso quer dizer que,o poder está na mão de quem tem dinheiro. Em oposição a essa fase Milton Santos, acredita que o mundo nunca esteve tão propenso a um real processo de globalização como hoje, onde se dispõe de inúmeros recursos a questão é que, esses recursos foram escravizados por um grupo de poucos, todos obedecem de alguma maneira, aos parâmetros estabelecidos. Se estes não são respeitados, os transgressores são marginalizados, tornado-se desnecessários. É o chamado pensamento único. A cidadania perdeu também seu significado em meio às circunstâncias vivendo-se em uma outra forma de totalitarismo, devemos pensar no futuro a partir de nós mesmos e tomar atitudes que realmente divulguem democracia. E como conseqüência, vemos a má distribuição de renda e os anseios de uma globalização mais humana.
5) Saramago, no documentário, afirma que “não há, nem nunca houve cidadania”. Acrescenta, ainda, que “a democracia no Brasil é condicionada, amputada e sequestrada”. Analise as afirmativas, de Saramago, considerando exemplos do cotidiano brasileiro.
R-. As grandes decisões são tomadas em outra esfera, como falar em democracia se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo, a escolha se faz por aqueles que representam essas organizações, continuamos na mesma, o voto não resolveu o problema da fome, da educação e da saúde pública no Brasil, caminhamos a passos lentos para solucionar questões de sobrevivência como a falta de assistência nos hospitais.. Podia-se ir à além, mais somos repreendidos quando deixamos de votar, ele se tornou uma obrigação. No Brasil nunca houve democracia, os ricos escolhem seus próprios
...