Dossiê De História Geral
Trabalho Escolar: Dossiê De História Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maikonravalli • 26/7/2014 • 3.290 Palavras (14 Páginas) • 2.151 Visualizações
HISTÓRIA GERAL – 60h
UNIDADE 1
PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
No período paleolítico os homens eram nômades, usavam pedra como matéria prima, para produzir facas, lanças e pontas de flechas, viviam da caça, pesca, não tinham moradia fixa, também foi no período Paleolítico que os homens descobriram o fogo.
No período neolítico os homens abandonaram a vida de nômades se tornando sedentários, começaram a viver em pequenos grupos, descobriram a agricultura e a cerâmica, domesticaram animais. E por último a idade dos metais foi o período das mudanças a substituições das pedras e madeiras por metais (cobre e bronze), confecções e armas e instrumentais mais funcionais.
2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.
- PRÉ-HISTÓRIA - até 4000 a.C. (advento da escrita):
A chamada Pré-história começa com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4000 a.C., com o surgimento da escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia. Caracteriza-se, grosso modo, pelo nomadismo e atividades de caça. Surge a agricultura e a pecuária, os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades.
Foram feitas grandes descobertas sem as quais hoje seria muito difícil viver:
• No Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada: tivemos a descoberta do fogo; e da escrita;
• No Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida, ocorreu a revolução agrícola: domesticaram-se animais, e começou-se a praticar a domesticação de espécies vegetais;
• Na Idade dos Metais: fundição dos metais e utilização deste no fabrico de instrumentos, o último período da Pré-Historia demarca o conjunto de transformações que dão início ao aparecimento das primeiras civilizações da Antiguidade, Egito e Mesopotâmia.
• Após o homem pré-histórico descobria a existência de outros povos (civilizações) eles começam a disputar entre si para saber quem eram os mais fortes onde o grupo perdedor serviria como escravo, nasce então, o primeiro método de escravidão.
- IDADE ANTIGA - de 4000 a.C. até 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente):
Na Antiguidade ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação ao Próximo Oriente, onde surgiram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma.
- IDADE MÉDIA - de 476 d.C. até 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos):
Na Idade Média ocorre a conquista de e consequentemente a queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.
- IDADE MODERNA - de 1453 até 1789 (eclosão da Revolução Francesa):
A chamada Idade Moderna, quando da eclosão da Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.
- IDADE CONTEMPORÂNEA - de 1789 até os dias atuais:
A chamada Idade Contemporânea envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial.
3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?
O Egito nasceu as margens do Rio Nilo, a economia era praticamente toda era vinda da agricultura, a sociedade egípcia era hierárquica, no alto da pirâmide estava o Faraó considerado deus (autoridade maior), abaixo dele estavam os sacerdotes, os militares e os escribas que também eram de importância para a sociedade, mais abaixo estavam os camponeses, os artesões e os comerciantes e por último os escravos. O Egito usava dois tipos de linguagens a DEMÓTICA – mais simplificada e a HIEROGLÍFICA – mais complexa com símbolos e desenhos. A religião era politeísta, ou seja, adoravam vários deuses, acreditavam na reencarnação e na imortalidade da alma. Na ciência destacou-se a matemática pelos estudos para construções das pirâmides e templos e a saúde com os procedimentos de mumificação.
4. Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação?
Em Esparta a educação assume um papel de preparação para a guerrra, tinham como objetivo a disciplina militar (criança até 7 anos vivia com a mãe e após essa idade ficavam sob responsabilidade do governo, os meninos estudavam, praticavam exercícios físicos para se tornarem excelentes soldados, já as meninas também estudam e praticavam exercícios mais o treinamento era para a formação e excelentes mães de soldados. Somente após os 60 anos é que podiam ter cargos públicos e se dedicarem a novas atividades). Entretanto Atenas assume um papel mais intelectual.
5. Disserte sobre as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura, ressaltando aspectos tipicamente romanos da época, como a república, o direito, o exército e a sociedade dividida nas classes dos patrícios e dos plebeus.
A principal herança deixada pelos romanos foi a língua, como o latim deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhol. E o Direito, legislação, a base de nossa justiça.
* As línguas latinas (português, espanhol, francês, italiano e romeno)
* O direito romano (as leis, muitas delas existem até hoje: hipoteca, alienação fiduciária, fiança, etc)
*
...