EDUCAÇÃO DO ANTIGO EGITO
Por: Maria Milena Aguiar • 5/9/2017 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO
HISTORIA DA EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
MARIA MILENA AGUIAR DOS SANTOS
A EDUCAÇÃO DO ANTIGO EGITO
Pedreiras – MA
2017
MARIA MILENA AGUIAR DOS SANTOS
A EDUCAÇÃO DO ANTIGO EGITO
Resumo apresentado a disciplina de História da Educação, ministrada pelo profº Antônio Marcos Oliveira de Castro, da Faculdade de Educação São Francisco, como requisito para a obtenção da terceira nota.
Pedreiras – MA
2017
RENASCENÇA EUROPEIA
O Renascimento foi um movimento artístico – cultural ocorrido na Europa nos séculos XIV, XV e XVI, tendo como principal causa o desenvolvimento econômico, a transição de valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, baseado no individualismo e no racionalismo.
Era um movimento leigo (desvinculado da Igreja) e burguês, de renovação cultural, que transformava o homem no centro dos acontecimentos. O renascimento foi protegido e impulsionado pela burguesia e setores da realeza, que possuíam recursos suficientes para patrocinar as atividades artísticas. Em suas obras, os artistas renascentistas acabavam por interpretar as aspirações e a visão de um mundo da burguesia.
Além de atingir a filosofia, as artes e as ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformações culturais, sociais e economias, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Porém o movimento apresentou maior expressão na Itália, que devido diversos aspectos serviu de berço para o movimento renascentista que depois iria se espalhar pelo velho mundo, de forma não homogenia
Os principais motivos do Renascimento ter surgido na península itálica foi o desenvolvimento comercial, o contado comercial com árabes, que difundiam a cultura antiga, a influência dos bizantinos, que preservavam parte da cultura greco-romana, o desenvolvimento da burguesia e o surgimento dos “mecenas” (Patrocinadores de artistas).
...