ESTADO MODERNO
Exames: ESTADO MODERNO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcosCtba • 27/5/2013 • 497 Palavras (2 Páginas) • 639 Visualizações
ESTADO MODERNO
O processo histórico levou ao surgimento do Estado Moderno, que se formou em oposição a duas forças características da Idade Média;
• O regionalismo dos feudos e das cidades, este gerava a fragmentação político-administrativo.
• O universalismo da Igreja católica (e do sacro Império), que espalhava seu poder ideológico e político sobre diferentes regiões européias, esse universalismo gerava a idéia de uma cristandade ocidental.
Vencendo os regionalismos e o universalismo medieval, o Estado moderno tinha por objetivo a formação de sociedade nacional, com as seguintes características:
Idioma comum: O elemento cultural que mais influenciou o sentimento nacionalista foi o idioma. Falado pelo mesmo povo, o idioma servia para identificar as origens, tradições e costumes comuns de uma nação.
Território definido: Cada estado foi definido suas fronteiras políticas, estabelecendo os limites territoriais de cada governo nacional.
Soberania: No mundo feudal, o poder estava baseado na suserania, isto é na relação e subordinação entre o suserano (senhor) e o vassalo . Aos pouco no lugar do suserano, foi surgindo a noção de soberania, pela qual o soberano (governante) tinha o direito de fazer valer as decisões do Estado perante os súditos.
Exército permanente: Para garantir as decisões do governo soberano, foi preciso a formação de exércitos permanentes, controlados pelos reis (soberano).
Fonte de Pesquisa http://www.coladaweb.com/historia/estado-moderno-e-o-absolutismo
Formas de governo Monarquia e República
A) MONARQUIA
“É A FORMA DE GOVERNO EM QUE APENAS UMA PESSOA EXERCE O PODER POLÍTICO DO ESTADO.
- TIPOS DE MONARQUIA:
a) Monarquia absoluta;
b) Monarquia constitucional;
c) Monarquia parlamentarista (adota-se o sistema parlamentar de governo, onde o monarca não mais governa, sendo Chefe de Estado (função de representação)). O governo é exercido pelos Ministros de Estado (Chefes de Governo).
- CARACTERÍSTICAS DA MONARQUIA:
a) Vitaliciedade;
b) Hereditariedade;
Irresponsabilidade
B) REPÚBLICA
“DO LATIM RES PUBLICA (AQUILO QUE PERTENCE AO POVO), REPÚBLICA SIGNIFICA, SEGUNDO SAMPAIO DÓRIA, O GOVERNO DO POVO”.
- APARECEU NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PRINCIPALMENTE APÓS A 1º GUERRA MUNDIAL.
- CARACTERÍSITICAS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA:
a) Temporariedade;
b) Eletividade;
c) Responsabilidade.
CARACTERÍSTICAS
...