ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E INFORMATIVOS
Por: coelho013 • 22/3/2016 • Trabalho acadêmico • 717 Palavras (3 Páginas) • 917 Visualizações
ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E INFORMATIVOS.
Trabalho em grupo ‘TG’ do segundo semestre do curso de História da Universidade interativa Unip polo de Unaí – MG. Trabalho sobre estratégias de leitura e escrita de textos científicos e informativos.
Prof. Vinicius Albuquerque.
1. Estratégias de Leitura
Ser capaz de ler e de compreender o texto é fator essencial para uma pessoa se envolver em uma atividade de leitura. No entanto, os textos nunca dizem tudo, dependem do trabalho interpretativo do leitor; o que não significa que o leitor esteja livre para atribuir qualquer sentido ao que lê. Na leitura de certos textos, basta ler algumas partes buscando a informação necessária para encontrá-la; já outros precisam ser lidos várias vezes.
A leitura é, então, o resultado da interação entre o que o leitor já sabe e o que ele retira do texto. Nesse sentido, a compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimento prévio, ou seja, é a partir do conhecimento que o leitor adquire ao longo de sua vida: o conhecimento linguístico, que corresponde ao vocabulário e às regras da língua; o textual, que engloba as noções e os conceitos sobre o texto; e o de mundo, que corresponde ao conhecimento pessoal do leitor. Por meio desses conhecimentos ele irá construir o sentido do texto.
O leitor consciente tem conhecimento de seus recursos e de seus limites cognitivos, de seus interesses e motivações, das intenções do autor e das estratégias, determina seus objetivos e sabe avaliar o que lê, pois às vezes é preciso pôr em dúvida e checar as informações contidas no texto e não simplesmente aceitá-las como sendo verdades absolutas. O leitor profissional sabe quando deve interromper a leitura, nem todos os livros precisam ser lidos até o final, muitas vezes a leitura pode ser interrompida tão logo se encontre as informações desejadas. Um leitor atento têm vários padrões de velocidade, a leitura de pensamento, mais rápida, exige maior concentração e consequentemente aumenta a compreensão. Sempre que necessário recorre ao dicionário para entender palavras desconhecidas e se preciso for, relê o texto várias vezes até que seja plenamente compreendido.
Para se extrair o melhor de uma leitura, á preciso avaliar a superficialidade/profundidade com que o tema foi tratado, reconhecer ambiguidades, confusões, imprecisões e avaliar a exatidão das informações.
Um bom leitor adquire vários livros pois reconhece o valor que eles têm, procura ter sua biblioteca particular e ler assuntos variados.Tudo isso contribui para que a pessoa que gosta de ler e o faz com frequência, não seja bom somente ao ler, mas também em outras atividades como compreensão e interpretação de texto, além de ter facilidade ao escrever.
O mau leitor, no entanto, lê sem finalidade e não sabe reconhecer quando a leitura deve ser interrompida, não sabe sequer avaliar um livro, usando de estratégias de previsão, tornando possível prever o que ainda está por vir com base em suposições, ou seja, através do gênero de texto, do autor ou mesmo do título. Considerando esses fatores é possível verificar diversos indícios que muitas vezes nos informam o que encontraremos no texto. O conhecimento prévio do leitor facilitará essa estratégia. Cabe a ele uma prévia análise desses indícios antes da leitura.
...