ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
Por: Regis Alves Sentinela da Manhã • 8/6/2015 • Relatório de pesquisa • 3.643 Palavras (15 Páginas) • 241 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI [pic 1]
PÓLO DE CANTO DO BURITI – PI
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
Canto do Buriti – PI
2015
REGINALDO ALVES DE OLIVEIRA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
Relatório de Estágio Supervisionado II apresentado, como requisito parcial para aprovação da Disciplina: Estágio Curricular Obrigatório II, do curso de Licenciatura Plena em História. Professor Orientador: Francisco Vila Nova
Canto do Buriti – PI
2015
Sumário
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Descrição da escola foco da pratica
RELATO DA REGÊNCIA 7
Registro geral das aulas assistidas e ministradas
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
APÊNDICES 13
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Descrição da escola foco da pratica
Dando conclusão à segunda etapa do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Historia, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde se aplicou grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos anteriores com os princípios teóricos estudados, agora trabalhando em sala de aula, neste momento, avaliou a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente .
O Estágio Supervisionado II foi realizado em duas turmas 2º Ano A e B e de 3ª ano. "A e B" do Ensino Médio no turno da tarde na Escola Agrícola do DNOCS, localizado à Rua Cinco S/N Centro, Alvorada do Gurguéia, Estado do Piauí. Esta etapa, com carga horária de 200 horas, teve início no dia 02 de março e terminou no dia 08 de maio de 2015, com carga horária semanal de 2 horas aulas, em dois dias da semana, Segunda-feira e sexta-feira. Cada aula com uma duração de 60 minutos. O Estágio Supervisionado II teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.
Este relatório é composto dos dados das observações; relata sobre a organização disciplinar da escola; descreve a situação administrativa, pedagógica, sala de aula e finalmente da avaliação; e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos quatro pilares da educação; e também na tendência sociointeracionista do processo de ensino-aprendizagem. Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que engloba uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.
A escola, adotou, nessa linha, o socioconstrutivismo que traz em si uma convergência das idéias piagetianas e vigotskyanas, enfatizando a construção do conhecimento numa visão social, histórica e cultural, no qual os estudos de linguagem fundamentam o trabalho de leitura, produção, diversidade de textos, ortografia e gramática como instrumentos de comunicação. Propiciam também a efetivação do trabalho num processo de interrogação, argumentação e visão crítica da realidade.
A Escola Agrícola do DNOCS conta com uma estrutura de 06 salas de aula, dois salas de aula adaptadas, um laboratório de informática com 12 computadores, uma sala de professores, uma secretaria, uma sala da Direção, uma Sala de Leitura , uma cozinha e refeitório, uma sala de Recursos , quatro banheiros masculinos e quatro femininos, um auditório , uma quadra esportiva coberta e um amplo espaço aberto.
A Unidade possui toda infraestrutura com água, luz, coleta de lixo e esgoto. Portanto a A Escola Agrícola do DNOCS possui um espaço físico e estrutura adequada para atender os mais de 300 alunos matriculados divididos em 12 turmas. Possui um quadro funcional com 38 funcionários, dentre eles professores, agente educadores, cozinheiras, porteiras, administrativos e gestores.
Está localizada na Rua Cinco, s/nº, no Centro de Alvorada do Gurguéia-Pi, atendendo com Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA-Médio, os alunos oriundos em três turnos.
Toda a Unidade conta com salas amplas em bom estado de conservação. Com mobiliários em bom estado, pintura e iluminação. Contam também com material de multimídia para utilização nas aulas. O refeitório tem capacidade para quase 54 alunos por vez. A sala de Leitura conta com um excelente acervo, além de material para oficinas de teatro.
Também possui projetos de oficinas para alunos com dificuldades de aprendizagem, além de oferecer a comunidade, atividades no fim de semana, chamado “Escola Aberta”.
A Escola dispõe de uma diretora titular e um adjunto, uma coordenadora pedagógica e duas técnicas de apoio educacional.
A Unidade dispõe de equipamentos audiovisuais de ótima qualidade e bom estado de uso como dois projetores sendo um multimídia fornecido pelo Mec, um sistema de som acoplado com caixas, dvd e microfones disponível para toda a escola.
A Escola possui uma diretoria ampla, uma coordenação pedagógica, uma sala de professores todas em ótimo estado e accessível com climatização. Possui o Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA Médio além de programas como o Projovem Urbano e Projovem Campo funcionando de segunda a sexta com 12 turmas somando 300 alunos nos turnos manhã, tarde e noite com jornada ampliada com Mais Educação. Tem como referencial teórico – metodológico os Parâmetros Curriculares Nacionais, através de seu Projeto Político Pedagógico estabelecendo dentro de suas metas, um documento que viesse avaliar, discutir e aprofundar todo o sistema educacional da Escola.
O Planejamento é semanal e insere adequação as características das turmas e dentro da filosofia do Sistema Municipal de Educação, acrescentando-se projetos e eventos da realidade da comunidade escolar, sendo sempre integrado e buscando apoio. Existe um instrumento muito rico que auxilia o professor em suas aulas, tornando-as mais dinâmicas que é um Blog, um site com planejamentos, aulas e exercícios para melhorar e estimular aluno e professores.
Possui calendário flexível anual contendo os dias letivos e eventos comemorativos elaborados com a participação de toda comunidade escolar
...