PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS
Monografias: PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Goncalinhosb • 29/10/2014 • 2.314 Palavras (10 Páginas) • 1.881 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS
PLANO DE ESTÁGIO II
Plano de estágio apresentado à disciplina de estágio
Supervisionado do curso de Serviço
Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
a orientação da
ESPERANTINA/PI
2014
ANEXO I
PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
1 – IDENTIFICAÇÃO
DADOS DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO:
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA DA ASSISTENCIA SOCIAL
R. 13 de Maio, S/N, Esperantina - PI, 64180-000 Fone: S/N.
CNPJ: 18208870000116.
DADOS DA SUPERVISORA DE CAMPO:
.
DADOS DA SUPERVISORA ACADÊMICA
.
PERÍODO PREVISTO PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO II
DIAS E HORÁRIOS DE ESTÁGIO
A realização do Estágio Curricular Obrigatório II, ocorreu em três ( 05 ), segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, no horário de 08h00min às 11h00min e das 14h:00min às 17h:00min com carga horária de seis horas diárias, totalizando cento e cinquenta horas (150hs) conforme a Lei de n° 11.788 de 25/09/2008 que especifica e regulamenta carga horário para realização de estágio.
DIAS E HORÁRIOS RESERVADOS PARA A ORIENTAÇÃO ACADÊMICA
Quinta-Feira das 11h:00min às 12h:00min.
DIAS E HORÁRIOS RESERVADOS PARA A SUPERVISÃO DE CAMPO:
Acontecerá durante os dias e horários previstos no estagio.
2 – JUSTIFICATIVA
O Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), de Esperantina PI, localiza-se na rua 13 de maio, S/N Centro, é uma instituição de natureza não governamental, O CREAS desenvolve serviços de maneira continua, onde o assistente social juntamente com os demais profissionais da equipe da instituição, realiza atendimento social.
O CREAS de Esperantina – PI foi fundado no ano de 2011. É uma unidade pública estatal, onde oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Sua atuação está voltada a Política Nacional de Assistência Social prestando serviços de proteção social especial.
O CREAS é a unidade publica de abrangência municipal e regional que tem como papel construir-se em lócus, oferta um trabalho social especializado no SUAS para as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos. A proteção social especial pode ser de media e alta complexidade. a media é prestada pelo CREAS, tendo por finalidade a orientação do convívio sócio familiar e comunitário, atendendo especificamente provocado pela violação de direitos.
O CREAS oferta serviços de proteção social a indivíduos e famílias vitimas de violência, maus tratos, e outras formas de violação de direitos, acolhida, escuta, diagnósticos socioeconômicos, monitoramentos e avaliação do serviço, orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais, informações, acesso a documentação pessoal, elaboração de relatórios, prontuários, acolhimento psicossocial e busca ativa dentre outros.
O CREAS de Esperantina – PI, conta com os seguintes profissionais: umas assistentes sociais, e umas psicólogas e é dentro desse contexto que o Estagiário tem uma perspectiva de ampliar seus conhecimentos vivenciando a rotina profissional e reconhecer os espaços de intervenção do Serviço Social e refletir sobre o papel do Assistente Social no CREAS.
3 – OBJETIVOS
3.1 – Objetivos Gerais
Acompanhar e conhecer a instituição, como também os serviços Sócios assistenciais oferecidos pela mesma, através de observação e do atendimento executado nos postos que são cobertos pelo CREAS.
3.2 – Objetivos Pedagógicos
• Durante Propiciar ao aluno a identificação do espaço de intervenção do profissional de Serviço Social.
• Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional.
• Relacionar às expressões da questão social no município em que o aluno está inserido, com a teoria aprendida as tele - aulas.
4 – Supervisão de Campo:
As atividades de campo serão supervisionadas pela Assistente Social Priscila Lina de Oliveira, onde será analisado semanalmente durante os dias destinados ao estagio com atividades e produção textual.
5- Orientação Acadêmica
As Orientações acadêmicas acontecerão no Polo Presencial com orientação grupal sempre às terça e quinta-feira. A orientadora também fará uma visita ao campo de estágio será realizado no intuito de acompanhar o desempenho do aluno estagiário.
6
...