Ensaio Sobre a Cegueira
Por: Caligia Samara • 26/11/2018 • Resenha • 722 Palavras (3 Páginas) • 217 Visualizações
FACULDADE SUMARÉ
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Aimeê J. N. da Conceição - RA nº 1722922
Calígia Samara de Oliveira - RA nº 1721214
Eduardo Neri – RA nº 1721898
Jadhy de Souza Pereira – RA n° 1621426
João Marcos Vieira – RA nº 1620926
Paulo José Cipriano – RA nº 1722213
Rosangela Maria dos Anjos – RA nº 1720142
Orientador: Victor Federico Alonso
SÃO PAULO
OUTUBRO DE 2017
RESENHA ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Ayme
Calígia
Eduardo
João Marcos
Jadhy
Paulo José
Rosângela
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito obrigatório da disciplina Educação Inclusiva do curso de licenciatura em História da Faculdade Sumaré.
São Paulo
Outubro de 2017
O filme ensaio sobre a cegueira e uma adaptação da obra literária de nome homônimo do autor português José Saramago, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, o filme retrata uma epidemia altamente contagiosa onde pessoas ficas cegas, sem explicação de ordem biológica ou natural, forçando assim o governo a criar quarentenas.
Dentre os personagens principais a “mulher do médico “ sendo que todo o personagem não tem nomes próprios só identificações como estas “o médico “, “ o motorista de táxi”; que sem explicação não é infectada, mas acaba mentindo e fingindo estar cega para poder acompanhar o marido.
Nesta quarentena que notamos as primeiras dificuldades em relação a pessoa deficiente visual, a adaptação ao local desconhecido, ao uso dos sentidos como principal forma de sobrevivência, num ambiente extremamente hostil.
No filme temos uma Prova de que o ser humano é cruel e o seu instinto animal aparece nas horas em que se vê em desvantagem ou em situação de sobrevivência maior
Vemos como o uso do tato e a audição como principal facilitador para a adaptação naquele ambiente e desta nova condição de vida destas pessoas.
O filme nos faz pensar na dificuldade de adaptação e aprendizagem de crianças e adolescentes no ensino básico de educação.
Podemos ver a dificuldade e adaptação desta nova condição, como as pessoas precisam aprender a usar os sentidos restante de uma forma mais clara; o ser humano e extremamente visual, na educação o ensino básico público e totalmente voltado para o visual e a escrita sendo essa uma das primeiras dificuldades do aluno deficiente visual.
Atualmente no brasil 3,6% da população e deficiente visual segundo dados da pesquisa nacional da saúde (PSA), as maiores dificuldades encontradas são acessibilidade, formação e Comunicação.
...