Era Vargas
Ensaios: Era Vargas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elanamarinho • 14/1/2015 • 430 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
A Era Vargas foi um período muito importante para a historia brasileira, Getulio Vargas governou o Brasil durante 15 anos e fez diversas transformações no país, não só sociais, mas como também transformações econômicas, a era Vargas foi dividida em três momentos, governo provisório, constitucional e estado novo.
No governo provisório Getulio vargas deu inicio ao processo de centralização do poder eliminando os órgãos legislativos. os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo A oposição às ambições centralizadoras de Vargas concentrou-se em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte. A partir desse movimento, teve origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932. A Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um mandato.
Nesse segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a altercação política se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista, conjunto de ideias e preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini, defendido pela Ação Integralista Brasileira, e o democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora, era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes. Getúlio Vargas, no entanto, cultivava uma política de centralização do poder e, após a experiência frustrada de golpe por parte da esquerda utilizou-se do episódio para declarar estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro.
No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil. O principal acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, fato este, responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e possuía uma política semelhante à alemã.
Assim, a batalha pela democratização do país ganhou força. O governo foi obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições gerais, que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o general Eurico Gaspar Dutra. Chegava ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.
...