Eram Os Deuses Astronautas
Artigo: Eram Os Deuses Astronautas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulolandim • 30/4/2014 • 670 Palavras (3 Páginas) • 639 Visualizações
Resenha do filme: Eram os deuses Astronautas?
O documentário “Eram os deuses Astronautas”, trata-se de uma obra do diretor Harald Reinl, baseado no livro escrito em 1968 pelo suíço Erich Von Daniken, onde o autor especula a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de alienígenas que para cá teriam se deslocado.
Trata-se de um documentário histórico, pois o que o diretor nos transmite através de imagens e sons é uma ponte do passado com o presente. A nacionalidade do documentário é australiana já que Harald Reinl, seu produtor que também é roteirista nasceu na Austrália, no entanto, pode ser considerada também suíça, pois, Von Daniken, escritor do livro a qual a obra foi baseada é suíço.
O livro foi escrito em 1968 e o documentário em 1969, justamente em um contexto da Guerra Fria, em que as duas superpotências da época, EUA e URSS, travavam uma batalha espacial, a fim de saber quem possuia mais tecnologias. Foi um período em que os EUA afirmaram ter enviado e concluído uma missão em que o homem pela primeira vez foi a lua.
Nesse momento Erich Von Daniken lança seu livro “Eram os deuses Astronautas”, onde ele teoriza a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de alienígenas que teriam se deslocadas até o nosso planeta. Ou seja, ele viu na ida do homem a lua a possibilidade de fazer com que as pessoas percebessem que, se o homem pode romper as barreiras do universo, porque vidas de outros planetas não poderiam vir aqui?
O documentário mostra com imagens o que Von Daniken apresenta com palavras em seu livro, ou seja, mostra indícios de que seres de outros planetas esteve aqui. O que vemos no documentário são ligações entre vários locais e culturas diferentes que seria praticamente impossível ter tido algum contato no passado a não ser o fato de que todos tiveram sob a presença dos extraterrestres.
Como prova para esse acontecido, podemos observar no documentário a explicação das pirâmides do Egito, ou melhor, a não explicação cientifica, ou os misteriosos moais da Ilha de Páscoa que seriam “impossíveis” ser transportados para aquele local sem uma tecnologia, que segundo o documentário, nem hoje em dia temos.
Outra prova que podemos observar são as figuras, desenhos, entre outros artefatos que são mostradas no documentário em diversos locais distantes um do outro, por exemplo, um artefato encontrado na china e um desenho na América do Sul, semelhantes e ambos representando o que seria um extraterrestre.
O documentário, assim como o livro foi alvo de muitas críticas, entre elas a que diz que, ambos deixam muito mais perguntas do que resposta. No entanto, podemos perceber que parece ser justamente a intenção do documentário, trata-se de um argumento de uma nova tese ou teoria da vida na terra.
Sabemos que hoje temos duas teorias dogmáticas sobre a vida humana, uma religiosa e outra trata-se da teoria de Darwin. A primeira está pautada na bíblia e é extremamente religiosa, onde fala que Deus criou o homem e todo o universo, a segunda é cientifica, e fala que o homem é uma evolução do macaco.
O que nos parece é que surge uma nova teoria a partir da década de 1960, que é a teoria que o homem seria resultado de uma experiência feita por extraterrestres na terra, onde esse mesmo teria tido relações
...