Escola Clássica
Seminário: Escola Clássica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: negrox46 • 9/10/2013 • Seminário • 427 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
A palavra Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Administração é Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar seus objetivos. Um processo de integração, arranjo, foco e impussionamento, ferramenta capaz de apoiar a geração de resultados da organização.
Iniciou no começo do século XX dando ênfase nas tarefas a preocupação era eliminar desperdícios e perdas, e elevar os níveis de produtividade, cada operário organizava sua própria rotina de trabalho e cumprimento de tarefas. Em 1909 surge a Teoria da Burocracia que afirma a necessidade de não apenas racionalizar as tarefas, mas também formalizá-las em documentos que definam com precisão o que deve ser feito e por quem, além de determinar a estrutura hierárquica da empresa. Com ênfase nas pessoas percebeu-se na teoria das relações humanas que o homem é parte de uma sociedade e, ao mesmo tempo tem suas necessidades pessoais, tanto materiais quanto emocionais. Teve tambéma ênfase no Ambiente, em 1972 a Teoria da Contingência deu maior importância a este fato. Segundo esta Escola nada é absoluta na organização das empresas: a aplicação de técnicas administrativas é dependente das condições do ambiente, que podem variar livremente ou não, dependendo da área de atuação da empresa.Também é a Teoria da Contingência, em 1972, deuênfase na tecnologia que leva em conta o aspecto tecnológico na administração.E também ênfase na Competitividade. Desde 1990, com a estabilização economia, surgem as chamada Novas Abordagens na Administração, que valorizam cada vez mais o capital intelectual das empresas e a aprendizagem organizacional para uma boa posição num mercado sempre competitivo. Tudo isso graças as escolas de administração criadas por grandes pensadores daquela época, tais como:
Escola Clássica e seus integrantes:
Frederick Winslow Taylor: Fundou a primeira escola de administração cientifica, e seus principais ideais eram o movimento da administração cientifica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.
Henry Ford: Linha de montagem; produtos peças e trabalhadores padronizados; eficiência do processo seletivo.
Henri Fayol: Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal; diretrizes sobre como administrar.
Max Weber: Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia, tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.
Escola Neoclássica: Estrutura Organizacional, estratégia, eficácia da organização, administração da qualidade, sistema Toyota de produção. Seu integrante:
Pierre du Pont e Alfred Sloan: Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo;
...